Treinamento e Comportamento

10 raças de cachorros apartamento: Yorkshire e Lhasa Apso são algumas das raças que precisam de pouco espaço para viver bem

(Fonte: Shutterstock)

Atualmente, com a vida corrida que temos deixamos cada vez mais distante o sonho de viver na companhia de um cãozinho. Deixar seus amigos de quatro patas trancados em um apartamento o dia inteiro, durante suas longas jornadas de trabalho, é, sem dúvidas, motivo para muita preocupação. 

 

Fazer o oposto e escolher uma raça linda, energética e grande (como o Golden Retriever) sem pensar na qualidade de vida que o animal terá, pode ser pior ainda.

A boa notícia para quem mora em locais pequenos, é que existem diversas raças que são ótimas para apartamentos. Apesar de, algumas vezes, os cachorros menores serem um pouco barulhentos. Raças de porte pequeno necessitam de um espaço menor para se exercitar e podem ser excelentes companheiros. 

Confira as 10 raças indicadas para se ter em apartamento:

 

1. Poodle Toy

Apesar de engordar facilmente, o poodle é ótimo para apartamentos, visto que deseja ficar ao lado de seus donos 24hs por dia.

(Fonte: Shuttestock)

  • País de origem: França

  • Peso: 3kg a 5kg

  • Altura da cernelha: 25cm a 28cm

  • Expectativa de vida: 14 a 15 anos

  • Escovação: não necessária

  • Nível necessário de atividade física: médio

Mesmo não sendo mais tão popular, o Poodle Toy já teve sua época de bastante sucesso e continua sendo ótimo para apartamentos. Os poodles não soltam pelos e não possuem um forte odor característico, como é o caso da maioria das outras raças. 

Ainda que, geralmente, latam bastante, os poodles são cães extremamente inteligentes e podem ser facilmente adestrados. Além disso, são leais, protetores e ficam ao lado de seu dono o tempo inteiro. Mas podem, algumas vezes, apresentar um comportamento agressivo com qualquer pessoa que tente se aproximar de seu território. Vale frisar que o poodle possui tendência a engordar e, por isso, passeios diários são essenciais!

 

2. Yorkshire Terrier

O popular e alegre Yorkshire, apesar de agitado, adapta-se facilmente aos ambientes pequenos e lida bem com a solidão.

(Fonte: Shuttestock)

  • País de origem: Grã-Bretanha

  • Peso: até 3,1kg

  • Altura da cernelha: 20cm

  • Expectativa de vida: 12 a 13 anos

  • Escovação: diária

  • Nível necessário de atividade física: baixo

O Yorkshire Terrier é hoje a raça mais popular dentre as de pequeno porte. Apesar de os yorkies serem bastante ativos, são alegres, inteligentes e ótimos para apartamentos e pessoas que trabalhem fora. Principalmente por serem independentes e ficarem bem sozinhos. 


Os pelos lisos do yorkie precisam de cuidados e, apesar de não caírem muito, necessitam de banhos semanais. Ainda que possua uma personalidade autossuficiente, o yorkshire também é fiel e bastante alegre. Para os donos sem tempo, pode ser uma ótima escolha, visto que não precisam passear muito e, ainda assim, continuam esbeltos.

 

O que andam dizendo no Facebook