Saúde e Cuidado

Seu cão engasgou e você não sabe o que fazer? Saiba como ajudar um bichinho nesse momento

(Imagem: Shutterstock)

É natural que um cachorro engasgue, seja com um brinquedo menor que colocou na boca, um pedaço de osso ou comida. É preciso ficar atento e principalmente manter a calma, caso isso ocorra. 

 

Veja, no texto a seguir, dicas sobre o que fazer para ajudar um bichinho caso ele se engasgue.

Sinais de que o seu animal está engasgando

Quando o animal está engasgado, além do pânico que demonstra no momento, alguns sinais ajudam a identificar melhor esse tipo de acidente, para que você possa tomar as medidas necessárias. Observe se o cão:

  • tenta limpar a boca com as patas, procurando tirar aquilo que o está incomodando;

  • demonstra dificuldades de respiração, pela compressão/oclusão da traqueia;

  • está pálido ou com a língua e as mucosas na cor azulada;

  • manifesta agonia excessiva;

  • sofre algum desmaio, que ocorre em alguns casos.

Ao notar esses sinais, há diversas maneiras de ajudar seu cão ou gato, e evitar que haja problemas maiores. Obviamente, peça para alguém contatar a emergência de um hospital veterinário enquanto você tenta amenizar a situação com as sugestões a seguir.

 

Como ajudar um animal engasgado

Algumas dicas simples poderão ajudar seu animal quando ele estiver engasgado e, para isso, basta ter bom senso e calma para que, quando ocorrer um acidente, você já saiba como agir.

1. Tente acalmá-lo

Converse calmamente com ele e o acaricie para que se acalme e respire melhor.

(Imagem: Shutterstock)

Por ser um momento de tensão e de muito medo para o animal, é comum ele tentar morder e fugir. Tome cuidado para que isso não aconteça. Quanto menos agitado estiver o animal, mais facilmente ele respirará e ficará muito mais fácil prestar os primeiros socorros. Para isso, fale com ele calmamente e vá se aproximando lentamente (cuidado para não assustá-lo). 

 

2. Desobstrua as vias aéreas

Abra a boca do bichinho, pressionando os lábios entre o dedo e os dentes para que respire melhor e procure visualizar o objeto. 

(Imagem: Shutterstock)

Com delicadeza, abra a boca do animal, segurando a maxila. Faça pressão sobre os lábios do animal de maneira que fiquem entre seus dedos e os dentes do animal. Lembre-se de segurar firme para que ele continue com a boca aberta, mas sem machucá-lo.

 

 

 

O que andam dizendo no Facebook