Treinamento e Comportamento

Pássaro Calopsita: 8 coisas que deve saber antes de comprar um

(Imagem: Shutterstock)

A Calopsita (Nymphicus hollandicus) é uma ave considerada doméstica pela legislação ambiental brasileira, ou seja, diversos processos de evolução zootécnica e manejo fizeram com que esse pássaro adquirisse características que o tornaram dependente do homem.

Essa incrível ave vem conquistando cada vez mais espaço na vida de diversas pessoas, graças à sua docilidade e afabilidade. Calopsitas apegam-se muito aos seus donos e são extremamente interativas, divertidas e, em condições normais, sempre alegres e simpáticas. No geral, convivem bem com outras espécies e são facilmente adaptáveis, desde que possuam seu espaço e todas as suas necessidades saciadas.

 

Optar por ter um pet é uma decisão bastante séria, pois o responsável deve se comprometer com todas as exigências para uma vida saudável do animal. Então, antes de decidir se deve ou não ter uma Calopsita, avalie tudo o que precisa saber sobre ela.

 

Principais Características

  • Nome: Calopsita (Nymphicus hollandicus).

  • Família: Cacatuidae.

  • Origem: Austrália.

  • Altura: 30cm.

  • Peso: de 85 a 120 gramas.

  • Maturidade sexual: a partir dos 12 meses.

  • Período de reprodução: o ano inteiro, com 4 a 7 ovos por postura e 17 a 22 dias de incubação.

  • Expectativa de vida: pode chegar aos 25 anos.

 

1. Algumas questões essenciais para ter uma Calopsita

Tenha certeza de que se comprometerá com um novo pet.

  • As calopsitas podem viver até 25 anos. Você está preparado para isso?

  • Você viaja com frequência ou passa muito tempo fora de casa?

  • Existem amigos ou familiares que podem cuidar de sua ave, em caso de emergência?

  • Você tem outros pets? Como será essa convivência?

  • Você está disposto a arcar com todos os gastos necessários, como alimentação, instalações e consultas veterinárias?

 

2. Comportamento das calopsitas

Essas aves são inteligentes, dóceis e adoram interagir com seus donos.

(Imagem Shutterstock)

As Calopsitas são pássaros muito ativos, brincalhões, inteligentes e sentem a necessidade de interagir com seus donos, fora ou dentro de suas instalações. É fundamental que elas recebam toda a atenção necessária ou, caso contrário, podem apresentar comportamento agressivo. Essas aves fazem, por natureza, bastante barulho. Quando domesticadas, podem ser mais quietas.

Ao contrário do que fazemos com cães e gatos, não podemos impedir uma calopsita de procriar, pois ela sente necessidade de se relacionar sexualmente, apesar de que, depois de mansas, esse tornar-se um processo mais raro. Em muitos casos, pode até mesmo fazer a postura de ovos sem a presença de um parceiro. De qualquer forma, o ideal é que ela possua um companheiro para que não cobre atenção excessiva dos humanos e não sofra automutilação. Como ela é quem escolhe o parceiro, é importante dar opções e ter algumas Calopsitas juntas até que a escolha seja feita (aí é importante separá-las para evitar brigas).

A personalidade dessa espécie não possui um padrão exato. Justamente por isso, você não deve criar determinada expectativa em relação ao comportamento dela: enquanto umas são ativas e brincalhonas, outras podem ser quietas e tranquilas. O ideal é interagir sempre com sua Calopsita.

 

 

O que andam dizendo no Facebook