Saúde e Cuidado

Pulgas em gatos e cachorros? Conheça os melhores tratamentos para acabar com elas

(Fonte: Shutterstock)

Falar em pulgas é natural quando nos lembramos de cães e gatos e, por mais que os cuidados sejam redobrados, elas insistem em “atacar” os animaizinhos, que enfrentam uma coceira interminável. Que tal, então, conhecer os melhores remédios contra pulgas em cães e gatos?

 

Ciclo de vida das pulgas

Conheça todas as fases da vida das pulgas

Antes de saber como acabar com as pulgas, vale a pena conhecer o seu ciclo de vida a fim de entender um pouco porque aparecem em todo lugar e o que podemos fazer para evitar que se proliferem.

Elas possuem quatro estágios no ciclo de vida, sendo eles o de ovo, larva, pupa e o adulto, podendo o tempo para passar por eles alterar conforme o clima, variando de semanas até meses.

 

1. Pulga adulta

A pulga adulta possui cerdas e pernas que a ajudam a grudar nos pelos do animal, quando chupam o seu sangue. Elas colocam até 50 ovos por dia. Geralmente, há, em média, 2 mil ovos depositados, além dos que caem no ambiente e lá permanecem.

 

2. Ovos

O maior problema destes ovos é que grudam facilmente nos tapetes, no piso, na cama etc. e, depois de dois dias a algumas semanas, eles eclodem.

Desses ovos que caíram no chão saem as larvas, chegando, em média, a 1.400 por cada pulga.

 

(fonte: Wikipedia)

3. Larvas

As larvas, por sua vez, também podem grudar em diversos tecidos, tapetes etc., comendo as fezes de pulgas adultas e outros restos orgânicos até formar um casulo.

Conforme a quantidade de comida encontrada no ambiente, podem passar por esse estágio em um prazo de 5 a 18 dias.

 

4. Pupas

Quando a pulga ainda está dentro do casulo, ela é uma pupa e pode demorar de 3 a 5 dias para se tornar adulta. Isso depende de condições ambientais, como umidade e temperatura. Por esse motivo, infestações maciças ocorrem nas estações mais quentes do ano e nas estações mais frias não se vê tantas pulgas.

Calculando uma média de 20 dias para que passe do estágio de larva a indivíduo adulto, cada pulga pode gerar outras 25.500 pulgas em um ano. Imagine que dessas 25.500 saem mais 35.770.000 pulgas (1.400 de cada uma). É muita pulga, hein?

 

O que andam dizendo no Facebook