Saúde e Cuidado

Seu cachorro está deprimido? Saiba como diagnosticar e qual é o tratamento adequado

(Imagem: Shutterstock)

Seu cão está triste, amuado, quieto, não brinca mais e não há nada o que consiga fazer para ele volte a ser aquele animal alegre como antes? Ao perceber esse comportamento, surge a dúvida: ele está com algum tipo de doença grave ou é depressão? Como notar essas alterações e o que fazer nesses casos? É isso que vamos ver no texto a seguir.

 
 

Entenda um pouco a depressão canina

Todo dono de cachorro deve estar ciente dos sinais clínicos da depressão canina. Quanto mais familiarizado estiver, mais rápido e eficaz será o diagnóstico e tratamento.

Resolva as dúvidas mais comuns em relação à depressão em cães e saiba como agir com relação a esse problema.

 

Por que os cachorros entram em depressão?

Há diversos motivos que podem estar envolvidos: perdas afetivas, mudanças de local ou experiências traumáticas diversas.

Essa é uma dúvida comum, mas, assim como no caso dos humanos, os motivos podem ser muitos e fica difícil dizer exatamente a razão do comportamento do seu pet.

Nesse momento, o ideal é tentar rever os últimos acontecimentos na vida do cão e achar alguma situação em que ele possa ter sofrido um trauma. Mesmo sendo difícil, tente rever o comportamento do cachorro nos últimos meses e busque associar a alguma possível mudança.

Em sua maioria, as causas da depressão em cães são:

  • mudanças de rotina: por exemplo, se estavam acostumados a passear todos os dias em um determinado horário e agora não passeiam mais.

  • mudanças de local: se foram adotados recentemente e não se adaptaram ao local novo devido à falta de espaço ou de atenção em relação ao lugar anterior.

  • morte de pessoas queridas: se dono faleceu ou, ainda, algum outro animal que convivia com o pet.

  • perda de liberdade: caso ele ficasse solto no quintal e agora esteja preso em um pequeno espaço.

  • período de doença: animais que estiveram com alguma doença grave estão mais propensos a desenvolver este tipo de depressão, pois tiveram sua rotina  e seus hábitos modificados de alguma forma, o que pode causar um grande estresse.

 

O que andam dizendo no Facebook