Treinamento e Comportamento

10 coisas que você deve saber antes de comprar um Chow Chow

(Imagem: Shutterstock)

Chow chow (pronuncia-se "chau chau") é uma das mais vistosas raças de cachorro. Sua pelagem eriçada lembra a juba de um leão, mas seu jeitão fofo o aproxima de um verdadeiro panda! A língua azul completa o perfil que dá um ar de nobreza ao animal.


 

 

Trata-se de uma raça extremamente leal e companheira que, no entanto, pode ser um pouco teimosa. Os cuidados com os pelos e olhos devem ser diários. A nobreza desse animal se reflete no seu preço: um filhote custa, em média, R$900, mas exemplares podem ser encontrados a partir de R$400

 

Os Chow Chows eram uma das raças favoritas dos imperadores chineses. 

A raça é conhecida há mais de dois mil anos. Era utilizada para batalhas e também como alimento.

  • Coloração: creme avermelhado é o mais comum, mas pode ser creme claro, branco acinzentado e preto.

  • Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.

  • Tamanho/Peso: de 20 a 30 kg, com altura de 46 a 56 cm.

  • Nível de energia: moderado.

  • Pelagem: longa.

  • Cuidados necessários: escovação e limpeza dos olhos diariamente.

  • Principais características: leal, protetor, dominante e um pouco teimoso. Não se dá bem com outros pets.

(Imagem: Shutterstock)

Sua história, na realidade, está intimamente ligada à nobreza asiática. O Chow Chow, que, muitas vezes, tem seu nome grafado erroneamente como "show show", é originário da China

Acredita-se que já havia exemplares da raça 200 anos antes de Cristo, e sua criação está intimamente ligada aos imperadores chineses. Inicialmente, servia como cão de combate e também como alimentação.  A carne de cães até hoje é uma especiaria em vários países asiáticos.

Somente no século XIX, a raça passou a ser conhecida no oriente. Foi exportada para a Inglaterra com ares de animal selvagem. Era exibido em zoológicos. Depois, ganhou status de bichinho de estimação. Só no século XX começou a ser levada para outros países, inclusive o Brasil.

 

Principais características

Antes de comprar seu Chow Chow, conheça as principais características da raça, que enumeramos a seguir.

1. Cão independente

Os chow chows são ideais  para pessoas que passam boa parte do dia fora de casa. Eles são independentes e não ficam atrás do dono o tempo inteiro. Podem passar grandes períodos sem solicitar atenção além do cuidado diário com os pelos e olhos.

 

O que andam dizendo no Facebook