Saúde e Cuidado

Por que cachorros comem grama?

(Imagem: Shutterstock)

Muitas pessoas já viram seus cachorrinhos comendo grama e ficaram preocupadas por não ser um comportamento que nosso cão apresenta normalmente. Entretanto, essa preocupação não é necessária. Neste artigo, explicaremos o que leva um cachorro a comer grama.

 

Antes de tudo, vale frisar que é absolutamente normal que um cão coma grama e outras plantas que estão à disposição dele. Mas por que será que eles fazem isso? Será que existe algum perigo no consumo excessivo de plantas? Descubra a seguir!

 

Principais causas que levam o cão a ingerir grama

O mal-estar gastrointestinal é a principal causa da ingestão de plantas.

Sem dúvida, esse comportamento é bastante intrigante. Para explicá-lo, existem algumas teorias possíveis, listadas abaixo:

 

1.Mal-estar gastrointestinal

(Imagem: Shutterstock)

A principal e mais comum explicação sobre esse assunto é o mal-estar gastrointestinal do cão. Diversos veterinários defendem que a grama atua  como erva medicinal nesses casos.

Então, se você reparou que o seu cão tem ingerido um pouco de grama ou até mesmo as plantas de seus vasos e do jardim, não se desespere: é muito provável que ele esteja sentindo um desconforto gastrointestinal, e tem ingerido essas plantas como forma de remediar o desconforto.

Nessas situações de mal-estar estomacal e/ou intestinal, não é necessário fazer nada. O próprio cão já ingere a planta para que o organismo volte ao normal naturalmente. O que acontece é que a grama é responsável por “irritar” o estômago, com a função de incentivar o corpo do animal a expelir o alimento que o fez mal.

 

2. Técnica de caça - reunir informações sobre a presa

Existe uma teoria que explica o fato de o cão comer grama quando está caçando alguma presa. Acredita-se que é uma forma que o cachorro encontra para reunir diversas informações sobre o animal que está perseguindo, através do gosto e do cheiro da planta.

 

3. Suplemento à dieta

Outra teoria interessante é a que compara os hábitos do cão com os de seus semelhantes selvagens. Os lobos e raposas, por exemplo, caçam animais herbívoros e, assim, indiretamente, têm acesso aos nutrientes das plantas.

Acredita-se, dessa forma, que o cachorro possui um desejo instintivo de adicionar grama à sua alimentação, pois, em alguns momentos da sua vida, algumas fibras presentes na planta são necessários fazendo com que ele instintivamente a ingira. Também é possível observar esse comportamento espontâneo quando o animal come terra, que pode significar a falta de minerais, tais como o cálcio e o fósforo.

 

4. Puro e simples tédio

(Imagem: Shutterstock)

Até mesmo o tédio e a falta de atividade física podem levar o cão a ingerir grama.

“Meu cachorro come grama. Ele pode estar com algum problema?”

Observe com que frequência seu animal tem comido grama.

Apesar de ser muito normal ver um cão comendo grama uma vez ou outra, a frequência pode indicar problemas mais complicados do que um simples desconforto no aparelho digestivo. Assim, caso o seu animal esteja comendo muita grama, por longos períodos de tempo, o ideal é que ele seja levado ao médico veterinário.

Veja o vídeo a seguir, o qual aborda um pouco mais sobre o porquê de os cachorros comerem grama:

 

Fonte: TV UOL - CETAC

 

Cuidados quanto à ingestão de grama

Não deixe que seu animal coma plantas de locais públicos, pois podem estar contaminadas .

(Imagem: Shutterstock)

É importante sempre observar o local de onde seu cão está pegando plantas para comer. Praças e canteiros podem possuir agrotóxicos ou até mesmo vermes que farão mal ao animal. É possível, inclusive, que ele coma plantas que são tóxicas, podendo até levar o animal ao óbito. Entretanto, a ingestão de folhas é importante para a saúde dos cães para que eles possam eliminar o mal-estar e fazer com que o seu intestino funcione bem.

Para garantir o bem-estar do seu cão, uma boa dica é optar por comprar sementes próprias para isso, vendidas em pet shops, e plantar em sua casa. Dessa forma, seu animal poderá comer as plantinhas quando não estiver bem, sem que você sinta preocupação.

Ainda com dúvida? Procure um especialista! AgendaPet lista os melhores veterinários da cidade, com perfil detalhado, avaliação de outros usuários e possibilidade de agendar uma consulta pela própria internet. Assim, fácil e seguro. Confira agora!

 

 

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

Mais Populares Veterinário

  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Av. Corifeu Azevedo Marques , 5444
      Jaguaré - São Paulo - SP - 05339-005
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.
  • Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária...

    Larissa Béja

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6268 Enviar mensagem
      Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e especializada em homeopatia e anestesiologia veterinária. Além disso é proprietária do Pet Shop Prime Pet, localizado na Vila Mariana, em São Paulo.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner