Saúde e Cuidado

Anemia em cachorros: o que é, quais as causas, os sinais clínicos e como é tratamento

(Imagem: Shutterstock)

Você sabe o que é anemia em cachorros? A anemia se dá pela diminuição das células vermelhas no sangue. Pode ocorrer tanto em seres humanos quanto em animais, mas não é vista como uma doença, e sim uma desordem no sangue causada pela perda direta, ou como consequência de doenças que causam a destruição ou a diminuição das células.

 

 

Causas da anemia em cachorros

As causas da anemia podem ser diversas, como acidentes, ingestão de veneno, doença transmitida por carrapato, parasitas que sugam o sangue do animal, alimentação inadequada e doença renal crônica.

A anemia em cachorros pode ocorrer de diversas formas, uma delas é pelo aumento anormal da destruição dos glóbulos vermelhos. Existem alguns tipos de anemias: hemolíticas, hemorrágicas ou até mesmo da insuficiência da produção das hemácias pela medula espinhal (anemia aplásica).

Quando ouvimos falar sobre anemia, logo o que nos vem à cabeça é a perda de ferro, correto? Em animais, esse tipo de anemia é raro, apenas animais muito debilitados podem desenvolvê-lo.

É na medula óssea, no interior dos ossos, que são produzidas as células que compõem o sangue. Se ocorrer algum erro no processo ou algum fator levar à destruição ou perda de sangue ou células, poderá surgir a anemia. Veja, a seguir, alguns fatores que levam a essa falta.

  • Acidentes: leva à perda de sangue, devido à hemorragia tanto interna quanto externa, mas é considerada perda de sangue e não apenas anemia.

  • Doença transmitida por carrapato: leva à destruição de células sanguíneas, provocando, assim em determinada fase, a anemia.

  • Alimentação: quando inadequada, leva à deficiência extrema de vitaminas e ferro, que são essenciais para a produção de sangue.

  • Veneno: existem muitos casos de cães que ingerem venenos de ratos, causando a perda de sangue (hemorragia). Esses animais devem ser atendidos às pressas, pois esse veneno pode causar a morte. Nessas situações, hái a perda de sangue total e não apenas anemia.

  • Parasitos: os carrapatos, os vermes intestinais e as pulgas têm como fonte de alimentação o sangue do animal. Em infestações prolongadas, podem levar o cachorro a ter um quadro de anemia, principalmente se for um filhote.

  • Doença renal crônica: com a falta da produção de eritropoeitina, a medula não é estimulada a produzir células e, com isso, pode ocorrer a anemia. 

Esses são alguns dos exemplos de causas de anemia em cachorros. Para o tratamento mais adequado, procure um médico veterinário. Somente ele poderá determinar a real causa da anemia.

 

O que andam dizendo no Facebook