Saúde e Cuidado

O que fazer quando sua gata entra no cio?

(Imagem: Shutterstock)

Gatos são animais encantadores. Companheiros, ágeis e, ao mesmo tempo, independentes. Vivem bem em apartamentos ou em casas. Por isso, são escolhidos por muitas pessoas como animais de estimação. Acontece que as fêmeas felinas podem entrar no cio com apenas 5 meses de idade. Aí, surge a pergunta: "O que fazer?".

 
 

Quando entram no cio? Como saber?

A gata pode entrar no cio com apenas 5 meses, fique atento às mudanças de comportamentos e a miados diferentes.

A partir de 5 meses de idade, a fêmea já pode entrar no cio, e esse ciclo pode se repetir a cada dois meses. Você poderá notar algumas alterações de comportamento: miados diferentes, saídas frequentes à rua, visitas de gatos machos em sua casa etc. Ela fica inquieta, geralmente anda com a cauda e com o bumbum levantados, ao mesmo tempo em que abaixa o corpo.

Sabe aquele lugar pelo qual você acha que ela nunca irá fugir? É bem provável que ela consiga escapar por lá nessas épocas. Dificilmente você conseguira prender uma gata por todo seu cio.

Tentar afastar os demais gatos, para que não ocorra a cópula é necessário, porém muito difícil, pois o instinto de preservação da espécie fará com que a fêmea elabore de tudo para escapar e encontrar o macho. Assim mesmo, o isolamento é uma tentativa válida. Tente prender os animais em locais separados quando houver a presença de um gato macho na casa. 

 

Quanto tempo dura o cio?

O cio pode durar até 10 dias, mas isso pode variar.

(Imagem: Shutterstock)

O cio pode durar até 10 dias, porém isso pode variar de animal para animal. Entre 8 e 12 dias, pode ser considerado normal. Caso esse período seja maior, deve ser realizada consulta a um médico veterinário para acompanhamento. 

Se a gata não ficar prenhe, é mais frequente ter um cio a cada dois meses, mas esse tempo não é fixo, pode se tornar menor ou maior.

Se sua gatinha teve filhotes, saiba que, em menos de um mês após o parto, ela pode entrar no cio novamente.

 

Medicamentos para inibir o cio

O uso de medicamentos não é recomendado e pode trazer riscos à saúde do seu animal.

Diversos medicamentos para retardar ou cortar o cio estão disponíveis no mercado. Nenhum deles deve ser dado sem consulta prévia com um médico veterinário.

As injeções para o animal não entrar no cio são à base de hormônios e podem trazer diversos problemas à saúde. 

Utilizados quando ainda se pretende destinar o animal à reprodução, esses produtos são administrados com a intenção de retardar o cio, porém o risco de o animal desenvolver alguns problemas graves é aumentado substancialmente.

Dentre essas enfermidades, ocorre uma maior incidência de processos infecciosos e tumores no útero e nas mamas, posteriormente à administração desse tipo de produto. Além disso, se forem administrados em um período inadequado (após a gata já ter cruzado, por exemplo), podem ocorrer vários tipos de transtornos, como abortos espontâneos, ou o abandono dos filhotes pos parte da mãe. Isso trará complicações a sua gata e, na maioria dos casos, a intervenção cirúrgica se faz necessária. Nunca use esses medicamentos sem consultar um médico veterinário, pois estará colocando em risco a vida do seu animal.

 

Castração é a melhor solução

A castração diminui os riscos de tumores e faz com que seu animal não entre no cio.

(Imagem: Shutterstock)

castração é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar o cio. Trata-se de um procedimento cirúrgico, feito exclusivamente por médicos veterinários, no qual o útero e ovário são retirados.

O animal pode ser submetido à castração, em qualquer idade, até mesmo em período anterior à ocorrência do primeiro cio, com 5 ou 6 meses de idade. Entretanto, é mais indicado realizar esse procedimento após se passarem, pelo menos, os três primeiros episódios de cio, se possível, para que o animal se desenvolva plenamente. Proporcionar essa cirurgia é um bem que você estará fazendo ao seu animal.

O pós-cirúrgico requer alguns cuidados, como limpeza da ferida cirúrgica e administração de medicamentos que serão orientados pelo profissional que fizer o procedimento.

 

É verdade que deixar ter pelo menos um cria é importante para a saúde do meu animal?

Não precisa deixar seu animal ter filhotes, isso é um mito.

Não. Ao contrário do que se fala, não há necessidade nenhuma de deixar o animal cruzar, ou ter sua primeira cria, ou, ainda, esperar o primeiro cio. A saúde do animal é perfeita e a castração antes do primeiro cio diminui as chances do seu animal ter tumor de mama. A castração pode ser feita com o animal jovem, antes de partos ou de cios.  O médico veterinário irá fazer a avaliação e indicar a melhor data para o procedimento cirúrgico.

castração é benéfica para seu animal e faz com que você não tenha que conviver, em média a cada dois meses, com as alterações de comportamento de sua gata. Além disso, não corre o risco de ela ter diversos filhotes (a maioria das vezes entre 4 e 5) a cada gestação. Os gatos proliferam muito rapidamente e dificilmente você terá condições de ficar com todos ou de arrumar donos responsáveis para todos eles.

A necessidade de deixar seu animal cruzar é mito! Faça um bem ao seu animal, opte pela castração. 

Vai castrar sua gatinha? Procure um especialista! O AgendaPet lista os melhores veterinários da cidade. Veja o perfil do profissional e a avaliação pelos outros usuários e agende uma consulta pelo seu próprio computador. Assim, fácil e seguro!


 

 

(Equipe AgendaPet)

Mais Populares Veterinário

  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Rua Serra da Boa Esperança , 65
      Vila Yara - Osasco - selecione - 06028-300
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.
  • Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária...

    Larissa Béja

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6268 Enviar mensagem
      Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e especializada em homeopatia e anestesiologia veterinária. Além disso é proprietária do Pet Shop Prime Pet, localizado na Vila Mariana, em São Paulo.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner