Saúde e Cuidado

Oftalmologia veterinária e as principais doenças que afetam os olhos do seu pet

(Imagem: Shutterstock)

Oftalmologia, assim como nos humanos, é a parte da medicina que cuida da saúde ocular. Mas como estamos falando de animais então seria medicina veterinária, oftalmologia veterinária e saúde ocular do seu pet! Sim, seu cãozinho ou gatinho também precisam ir ao “médico de olhos”. E não, eles não vão usar óculos.

 

A procura por essa especialidade da medicina veterinária aumentou nos últimos anos. Em parte, porque os animais vivem mais e, em outra, porque seus proprietários estão mais conscientes e querem garantir a melhor qualidade de vida possível para seus pets.

Visitas anuais ajudam a prevenir possíveis doenças

O intervalo ideal entre as avaliações por um especialista da área a seu pet deve ser de, no máximo, 12 meses.

(Imagem: Shutterstock)

O veterinário pode querer ou necessitar de uma assistência ou sugestão de um especialista em alguns quadros clínicos. Geralmente os cachorros e gatos fazem uma consulta com um oftalmologista veterinário por indicação do veterinário “clinico geral”. Nesse caso, os profissionais trabalharão em conjunto para tratar seu companheiro.

Mas lembre-se de que, assim como nós, o seu bichinho deve ir ao especialista uma vez ao ano para prevenir e diagnosticar precocemente qualquer doença ocular ou sistêmica, principalmente os animais com mais de 6 anos.

Caso não seja possível reverter o quadro, a consulta ao especialista será de extrema importância para que o proprietário aprenda a lidar com a doença do pet e amenize o sofrimento dele e da família.

Como cada pet, raça e espécie possui um conjunto de visão diferente, eles também possuem necessidades diferentes. No caso de cães da raça Llhasa Apso, Shih Tzu, Buldogue e Boston Terrier que, por causa do formato do crânio, possuem predisposição a desenvolver proptose do bulbo (o olho sai do interior da órbita).

 

O que andam dizendo no Facebook