Treinamento e Comportamento

Vai se mudar? 13 dicas para adaptar seu gato à casa nova

(Imagem: Shutterstock)

Se você possui um gatinho, deve saber que ele tem a tendência de ser muito possessivo com seu dono, e ainda mais com seu lar. Então, se você está para mudar de casa, fique de olho nas dicas que daremos a seguir para que a mudança seja tranquila. 

É importante planejar essa mudança, já que essas atividades geralmente deixam os gatos estressados. Até mesmo pequenas mudanças no ambiente, como um novo vaso, são vistas com desconfiança. Ao chegarem a um novo lar, sentem-se estranhos e bastante assustados. Que tal facilitar esse processo?

 

O início da mudança

Faça com que seu gato fique confortável ao lado de seus pertences durante a mudança.

(Imagem: Shutterstock)

1. Antes que tudo comece a ser transportado, o ideal é que deixe seu gato em um cômodo que esteja com portas e janelas fechadas. De preferência, o local deve possuir a mesma aparência de sempre. Junto ao gato, deixe todos os pertences dele, como caminha, brinquedos, caixinha de areia e potes de ração e água. Isso trará mais conforto e segurança ao animal. 

2. Após todos os cômodos serem esvaziados, coloque o pet em sua caixa de transporte e acomode-a em um lugar seguro do carro. O ideal é que faça isso somente no momento em que já estiver saindo, evitando deixar seu gatinho esperando no carro. 

 

Quarto de transição: o porto seguro do seu gato

Reserve um ambiente pequeno (e com baixo tráfego de pessoas) para ser o porto seguro do seu gato.

3. Ao chegar a sua nova casa, lembre-se que os pertences de seu gatinho devem ser instalados antes de qualquer outra coisa. Então, deixe seu gato ainda na caixa de transporte e escolha qual será o ambiente temporário dele.

4. O ideal é que, na chegada e durante os próximos dias, você reserve um pequeno ambiente ao bichano até que ele se sinta confortável e seguro. Depois de alguns dias, ele estará mais ambientado e, somente aí, recomenda-se deixar que ele vá para outros ambientes. Lembre-se sempre de deixar o caminho para o quarto dele livre, de maneira que possa funcionar como seu “porto seguro” caso ele fique com medo de algo. A regra aqui é fazer essa adaptação aos poucos.

5. Faça desse quarto o “castelo” do seu gato, com todos seus pertences: a caminha, os potes de água e ração, os brinquedos, a caixa de areia etc. No futuro, você poderá separar essas coisas, mas é importante que, durante a adaptação, ele tenha acesso a tudo que precisa sem sair do quarto. 

6. Alguns profissionais ainda recomendam a aplicação de um difusor com feromônio facial felino, como o FELIWAY® (http://www.feliway.com), também encontrado como "feromônio apaziguador de gatos". Esse produto, encontrado em pet shops, possui uma substância que acalma os felinos. Recomenda-se, também, aplicar um pouco na caixinha do gato – cerca de meia hora antes da viagem – para que ele acostume com o cheiro. 

7. Só tire seu gato da caixa de transporte quando o vai e vem de pessoas tiver terminado, pelo menos no quarto dedicado a ele. Nesse momento, uma dica importante é sempre deixar cantos onde ele possa se entocar e ficar escondido. A própria caixa de transporte, em um local mais reservado ou mesmo embaixo da cama, pode servir para esse propósito. Deixe-o lá até que ele se sinta seguro e saia sozinho (não o force). 

 

(Fonte: Youtube - Humane Society of Huron Valley)

 

Adaptando seu gato à nova casa

Espalhe o cheiro de seu pet felino pela casa e deixe-o sair somente sob supervisão.

Mudar de casa pode ser uma das experiências mais difíceis para o seu gato. Enquanto alguns chegam a um novo lar e já se sentem bem, outros podem passar por um processo de adaptação. Para diminuir esse período, continue seguindo as dicas.

8. Não deixe que seu felino saia de casa por, pelo menos, 30 dias. Dessa forma, ele se acostumará mais rapidamente ao novo ambiente.

9. Mantenha todas as rotinas possíveis para que ele sinta estabilidade e segurança em seu novo lar. Fornecer pequenas refeições várias vezes ao dia pode ser uma boa pedida. Atitudes que parecem não fazer diferença, podem ajudar muito no processo de adaptação.

10. Pegue um pano ou um pé de meia de algodão e passe, calmamente, nas bochechas e na cabeça de seu gato, para que colete o cheiro das glândulas dessas regiões. Em seguida, passe esse tecido em paredes, móveis e portas na altura do gato, para que ele fique familiarizado com o ambiente. Repita esse processo até perceber que o próprio gato está se esfregando nos  objetos.

11. Inicialmente, caso o novo lar possua um quintal protegido ao qual o gato poderá ter acesso, só permita que ele saia sob sua supervisão. Fique de olho em possíveis pontos de fuga. Caso haja algum, providencie alguma solução, como o uso de mais telas de proteção. 

12. Para quem mora em apartamento, existe uma regra não negociável: colocar redes de proteção ou limitadores em TODAS as janelas. Seu gato não tem noção de perigo e são frequentes os casos de gatos que caem de janelas/sacadas de prédio. Por isso, não se arrisque. O ideal é que instale as telas ou limitadores antes da mudança.

(Imagem: Shutterstock)

13. Caso tenha mais de um gato e a nova casa proporcione um ambiente menor que a anterior, não deixe de fornecer todos os recursos suficientes para que não haja problemas, como camas, arranhadores, caixas de areia, lugares para escalar, esconderijos e, obviamente, potes de água e comida suficientes para todos. 

Atenção: se o seu gato fica muito nervoso em determinados tipos de situação, é aconselhável que ele seja hospedado em um hotel apropriado durante o processo de mudança. A intenção é facilitar a vida dele e também a sua.

 

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

Mais Populares Banho e Tosa

  • No Pet Shop Ponto Pet, na Vila Mariana, São Paulo,...

    Banho e Tosa Ponto Pet

    • R. Humberto I , 899
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-033
      (11) 4949-6304 Enviar mensagem
      No Pet Shop Ponto Pet, na Vila Mariana, São Paulo, é oferecido o serviço de banho e tosa para cães e gatos, com acompanhamento veterinário, toalhas esterilizadas e cuidados especiais a cada animal.
  • O banho e tosa do BeloPet está localizado na Vila...

    Banho e Tosa BeloPet

    • Avenida Vereador Joao de Luca , 650
      Vila Mascote - São Paulo - SP - 04381-000
      (11) 4949-3381 Enviar mensagem
      O banho e tosa do BeloPet está localizado na Vila Mascote, em São Paulo, e possui uma equipe pronta para atender cães e gatos com muito amor e carinho.
  • O Banho e Tosa Petlux possui uma equipe com mais...
    • Rua Clementine Brenne , 447
      Morumbi - São Paulo - SP - 05659-000
      (11) 3956-1784 Enviar mensagem
      O Banho e Tosa Petlux possui uma equipe com mais de 10 anos no mercado e que atende cães, gatos, coelhos e porquinhos da índia. Leia o perfil completo, conheça os serviços oferecidos e agende agora um horário para o seu peludo.
  • O Pet in the City é uma boutique e spa que oferece...
    • Rua Vicente Leporace , 1409
      Campo Belo - São Paulo - SP - 04619-034
      (11) 4949-6311 Enviar mensagem
      O Pet in the City é uma boutique e spa que oferece serviços especializados. Localizada em Campo Belo, São Paulo, além de ter um espaço muito aconchegante e confortável com café e internet para os clientes e atendem cães e gatos.
  • O Joy Pet Spa é um pet shop localizado na região...
    • Rua Demóstenes , 761
      Campo Belo - São Paulo - SP - 04614-013
      (11) 4949-6302 Enviar mensagem
      O Joy Pet Spa é um pet shop localizado na região de Campo Belo, São Paulo, com uma excelente estrutura, ampla e agradável. Seu diferencial no banho e tosa é o atendimento para cães e gatos.
  • A Pet Boutique Mel Puppy foi inaugurada em 2013...
    • Rua Coronel Diogo , 613
      Aclimação - São Paulo - SP - 01544-000
      (11) 4950-2301 Enviar mensagem
      A Pet Boutique Mel Puppy foi inaugurada em 2013 com o objetivo de levar conforto, comodidade e bem-estar para seus clientes, reunindo diversos serviços em um único lugar.
  • Maria Claudia Moraes atua como protetora de...
    • Rua Califórnia , 693
      Brooklin - São Paulo - SP - 04566-061
      (11) 4950-9065 Enviar mensagem
      Maria Claudia Moraes atua como protetora de animais desde seus 17 anos, resgatando animais e participando de grupos com esse fim. Desde 2013 também é esteticista animal domiciliar, realizando diversos serviços, desde banho e tosa até massagens.
  • O Banho e Tosa no Pet Shop Prime Pet conta com uma...

    Banho e Tosa Prime Pet

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6369 Enviar mensagem
      O Banho e Tosa no Pet Shop Prime Pet conta com uma equipe especializada que está há muito tempo no mercado. Atende cães e gatos, realizando serviços de qualidade e com segurança.
  • O Banho e Tosa do Pet Shop Mr. Dog possui uma...

    Banho e Tosa Mr. Dog

    • Rua Estado de Israel , 46
      Vila Clementino - São Paulo - SP - 04022-000
      (11) 4949-6242 Enviar mensagem
      O Banho e Tosa do Pet Shop Mr. Dog possui uma equipe altamente qualificada que oferece serviços estéticos para cães e gatos. Além disso, eles também oferecem a seus clientes o serviço de Taxi Dog.
  • O Banho e Tosa Pet Pink foi inaugurado em 2011 e...
    • Rua Manuel Jacinto , 1253
      Morumbi - São Paulo - SP - 05624-001
      (11) 4933-0845 Enviar mensagem
      O Banho e Tosa Pet Pink foi inaugurado em 2011 e oferece diversos serviços estéticos para cães e gatos. Com profissionais supercarinhosos, prontos para deixar o seu peludo limpinho! Confira seu perfil completo e agende agora.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner