Saúde e Cuidado

Verminose em cães e gatos: o que são, quais os sinais clínicos, como tratar e prevenir

((Fonte: Shutterstock)

Cães e gatos estão expostos, todos os dias, a um perigo muitas vezes silencioso e difícil de perceber. As infestações por parasitas, principalmente os chamados “vermes” então, provavelmente, entre as doenças mais comuns que acometem animais de estimação.

 

Mesmo os animais mais bem cuidados estão expostos a esse perigo, que pode ser veiculado através do ar, da água, dos alimentos e até mesmo dos inocentes passeios pelas ruas, praças e praias.

Em especial, os filhotes estão mais expostos à contaminação de vermes. Eles podem adquiri-los na hora do parto ou no momento de mamar, caso a mãe possua esses organismos em seu corpo e não tenha sido tratada de forma adequada.

 

Ameaça dupla 

Parasitas também podem ser transmitidos para os seres humanos.

Alguns desses vermes não são perigosos apenas para os cães e gatos, podendo ser transmitidos para os donos dos pets, especialmente para as crianças que têm contato direto com seus bichinhos de estimação e, por vezes, podem ingerir os parasitas ao tocar as fezes dos animais e colocar a mão na boca. São as chamadas zoonoses: doenças típicas de animais que podem atingir também os seres humanos.

 

Sinais de alerta

Saiba como identificar se seu animal tem verminose.

(Fonte: Shutterstock)

A maioria das verminoses caracteriza-se por sinais clínicos gastrointestinais. É nesses órgãos que os parasitas se alojam, pois ali encontram um ambiente propício para sua sobrevivência, com alimento em abundância. Isso facilita também a sua reprodução.

O maior perigo dessa doença é que, muitas vezes, nenhum sinal clínico é notado até que a população de vermes seja grande o suficiente para debilitar o organismo do animal. Quando os problemas surgem, pode ser muito tarde, o que pode expor a risco a vida de seu pet.

Em algumas oportunidades, no entanto, os parasitas dão alguns sinais de que estão infestando o organismo dos animais. Os principais sinais de alerta são listados a seguir.

  • Perda de peso: os vermes espoliam o organismo do animal, alimentando-se de proteína e/ou sangue proveniente dos tecidos, fazendo com que o animal absorva menos nutrientes do que necessita. Além disso, as lesões causadas comprometem a digestão e dificultam a absorção do alimento.

  • Fezes moles e com sangue: a aparência/consistência das fezes é um importante indicador da saúde dos animais. Os donos precisam sempre ficar atentos a seu formato, quantidade e cheiro.

 

O que andam dizendo no Facebook