Treinamento e Comportamento

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades fisiológicas no local certo?

(Imagem: Shutterstock)

Hoje em dia, é cada vez mais comum ver donos que compartilham a casa com seus animais e, sem dúvida, ter um cachorro é tudo de bom. Entretanto, o que fazer quando seu pet faz as necessidades fisiológicas no lugar errado? A resposta é simples: treiná-lo. 

Existem diversas especulações sobre a idade em que o cão começa a aprender. Enquanto alguns especialistas defendem que o pet deve ser ensinado somente após os 6 meses; outros garantem que, mesmo antes os bichinhos conseguem aprender e absorver muitas orientações.

O importante, na verdade, é não desistir. Mesmo que seu animal já esteja adulto, ainda é bastante provável que consiga mudar seus hábitos. O que pode fazer a grande diferença é a paciência e a dedicação que empregará nessa tarefa de ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo.

O AgendaPet separou algumas dicas que certamente o ajudarão nesse processo, confira a seguir.

 

1. Ensinado através confinamento

 Fácil de ser aplicada, a técnica do confinamento é uma das mais utilizadas.

(Imagem: Shutterstock)

A técnica do confinamento, de deixar o cachorro em um local restrito até que ganhe o hábito de fazer as necessidades sobre o jornal ou tapete higiênico, é uma das mais populares e práticas. Geralmente, os donos utilizam a lavanderia ou um quartinho.

1. Quando o seu cachorrinho vir para sua casa, deixe-o num recinto por 15 dias. Nesse local escolhido, ele comerá, brincará e fará suas necessidades e, por isso, o espaço não deve ser tão pequeno.

2. Forre o local com jornal ou tapetes higiênicos. Dessa forma, ele se acostumará com a situação. Caso desenvolva o hábito de rasgar os jornais, borrife um pouco de água no local para que o papel fique úmido e não faça o barulho que os cães adoram.

3. Sempre que notar que o seu animal fez xixi ou cocô no lugar certo, parabenize-o e troque o jornal imediatamente. Com o tempo, o cachorro acostuma com o seu banheirinho, seu local para dormir e para brincar. Dessa forma, se a região sempre estiver limpa, ele fará as necessidades sempre no mesmo lugar.

4. Quando notar que ele já escolheu o local para usar de banheiro, comece a retirar os jornais dos lugares onde dorme e brinca.

5. O próximo passo é soltar seu cachorro e observar. Ao notar que ele está procurando o jornal para fazer suas necessidades, comemore!

Até mesmo criadores profissionais utilizam a técnica do confinamento para que o filhote já se acostume com o jornal. É possível observar que, em alguns canis, os cachorros ficam em cercadinhos forrados com jornais.

Nesse caso, quando o filhote vai para uma nova casa, já está acostumado com o jornal, facilitando bastante seu aprendizado.

 

O que andam dizendo no Facebook