Treinamento e Comportamento

Como ensinar meu cachorro a fazer as necessidades fisiológicas no local certo?

(Imagem: Shutterstock)

Hoje em dia, é cada vez mais comum ver donos que compartilham a casa com seus animais e, sem dúvida, ter um cachorro é tudo de bom. Entretanto, o que fazer quando seu pet faz as necessidades fisiológicas no lugar errado? A resposta é simples: treiná-lo. 

Existem diversas especulações sobre a idade em que o cão começa a aprender. Enquanto alguns especialistas defendem que o pet deve ser ensinado somente após os 6 meses; outros garantem que, mesmo antes os bichinhos conseguem aprender e absorver muitas orientações.

O importante, na verdade, é não desistir. Mesmo que seu animal já esteja adulto, ainda é bastante provável que consiga mudar seus hábitos. O que pode fazer a grande diferença é a paciência e a dedicação que empregará nessa tarefa de ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo.

O AgendaPet separou algumas dicas que certamente o ajudarão nesse processo, confira a seguir.

 

1. Ensinado através confinamento

 Fácil de ser aplicada, a técnica do confinamento é uma das mais utilizadas.

(Imagem: Shutterstock)

A técnica do confinamento, de deixar o cachorro em um local restrito até que ganhe o hábito de fazer as necessidades sobre o jornal ou tapete higiênico, é uma das mais populares e práticas. Geralmente, os donos utilizam a lavanderia ou um quartinho.

1. Quando o seu cachorrinho vir para sua casa, deixe-o num recinto por 15 dias. Nesse local escolhido, ele comerá, brincará e fará suas necessidades e, por isso, o espaço não deve ser tão pequeno.

2. Forre o local com jornal ou tapetes higiênicos. Dessa forma, ele se acostumará com a situação. Caso desenvolva o hábito de rasgar os jornais, borrife um pouco de água no local para que o papel fique úmido e não faça o barulho que os cães adoram.

3. Sempre que notar que o seu animal fez xixi ou cocô no lugar certo, parabenize-o e troque o jornal imediatamente. Com o tempo, o cachorro acostuma com o seu banheirinho, seu local para dormir e para brincar. Dessa forma, se a região sempre estiver limpa, ele fará as necessidades sempre no mesmo lugar.

4. Quando notar que ele já escolheu o local para usar de banheiro, comece a retirar os jornais dos lugares onde dorme e brinca.

5. O próximo passo é soltar seu cachorro e observar. Ao notar que ele está procurando o jornal para fazer suas necessidades, comemore!

Até mesmo criadores profissionais utilizam a técnica do confinamento para que o filhote já se acostume com o jornal. É possível observar que, em alguns canis, os cachorros ficam em cercadinhos forrados com jornais.

Nesse caso, quando o filhote vai para uma nova casa, já está acostumado com o jornal, facilitando bastante seu aprendizado.

 

2. Ensinando com a caixa de areia

Entenda como ensinar seu animal a sempre fazer as necessidades na caixinha de areia.

(Imagem: Shutterstock)

Apesar de ser muito mais comum com gatos, existem pessoas que também utilizam a técnica da caixinha de areia para os cães. Veja como fazer:

1. Compre ou mesmo construa uma caixa com, no máximo, 3 cm de altura, de forma a facilitar a entrada e a saída do cachorro. Ela deve possuir largura e comprimento de, no mínimo, 60 cm x 60 cm. Seu tamanho deve ser proporcional ao tamanho do animal;

2. Forre a caixinha com jornal e observe se o animal se acostuma com a ideia. Incentive-o a entrar e, caso faça suas necessidades, parabenize-o por isso;

3. Quando seu cachorro começar a se acostumar, acrescente uma xícara de areia. No dia seguinte, acrescente duas, depois três e assim por diante, até que a caixa possua uma camada fina de areia;

4. Lembre-se: assim como no caso do jornal, limpe a areia sempre que seu animal fizer xixi ou cocô;

5. Com o passar do tempo, aumente o tamanho da caixa para, no máximo, 5 cm de altura. A proposta é fazer com que possua mais espaço para areia e, por consequência, não necessite de tantas trocas.

A areia, se seu cachorro se acostumar, é uma excelente alternativa. As areias especiais contêm um material que absorve líquidos e forma uma "pedra" com o xixi e em volta do cocô, facilitando sua remoção. Além disso, possuem substâncias que reduzem os odores.

 

3. Ensinando com o cercadinho

Um cercadinho é uma ótima opção para que seu animal tenha seu cantinho e faça as necessidades no local certo.

(Imagem: Shutterstock)

Também é possível ensinar seu cachorro a fazer as necessidades utilizando um cercadinho. Entretanto, elas serão feitas fora dele.

1. Escolha uma caixa de arame – parecida com uma gaiola para pássaros – de um tamanho adequado, de forma que o cão consiga ficar em pé e deitar confortavelmente.

2. Faça com que seu cachorro entre no cercadinho de boa vontade. Jogue, por exemplo, um petisco ou um brinquedinho para que ele entre e, inicialmente, não feche a portinha.

3. Forre alguma região, escolhida por você, com jornal e, sempre que o filhote acordar, comer e, eventualmente, durante o dia, libere-o, espere que ele faça as necessidades e coloque-o de volta no cercadinho, utilizando o processo de jogar brinquedinhos ou petiscos.

4. Não abuse do tempo, pois o animal não deve ficar preso sempre. Libere-o algumas vezes ao dia e, sempre que for soltá-lo, leve-o primeiro até o jornal.

5. Não solte seu animal quando ele estiver chorando, mordendo o cercado ou fazendo qualquer coisa que chame sua atenção. Ele ficará mal acostumado e o certo é que ele saiba que só sairá de lá quando estiver apresentando um comportamento adequado.

Os cercados são locais que, muitas vezes, os cães veem como algo ruim. Por isso, você deve tomar cuidado e nunca colocá-lo à força: para ensinar seu cachorro, opte pelo reforço positivo e sempre aponte algum atrativo. Com o tempo, ele tratará o local como seu cantinho particular e sempre sairá para fazer suas necessidades.

Veja, no vídeo a seguir, mais dicas de como educar o seu pet quanto ao local para fazer suas necessidades.

 

(Como ensinar seu filhote a fazer as necessidades no lugar certo
Fonte: YouTube - Proplan / Alexandre Rossi)

 

Recompensa e punição

Entenda como agir quando seu animal erra e quando acerta.

(Imagem: Shutterstock)

Para ensinar seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, você deve saber dar uma bronca quando ele erra e, naturalmente, comemorar quando acerta, afinal, devemos sempre motivá-lo a fazer o que queremos.

Sempre que o seu animal fizer suas necessidades no local errado, você deve dizer um firme e sonoro “Não!” e levá-lo ao jornal, o qual sempre deve estar no local onde deseja que ele use como banheirinho.

Agora, quando seu animal fizer o que deseja, comemore e dê recompensas, que podem variar entre brinquedos, carinhos e petiscos.

O ato de recompensar um animal por uma atitude correta costuma ser mais eficaz do que puni-lo por algo que não deveria ter feito. Entretanto, os dois devem ser realizados, com a ressalva de que a desaprovação não deve ser demonstrada com agressão física.

 

Como fazer para seu cachorro parar de demarcar território

Demarcação de território é um dos principais problemas dos cães machos.

Muitas vezes, um filhotinho chega a uma nova casa e é, adequadamente, ensinado a fazer suas necessidades no local certo. Entretanto, quando está com cerca de 8 meses – mesma idade com que começa a levantar a pata para urinar – o pet começa a marcar território, levando seu dono a acreditar que ele desaprendeu.

A boa notícia é que o animal não desaprendeu a fazer o que lhe foi ensinado, já a má notícia é que os machos possuem mesmo essa tendência. Cachorros que marcam território “guardam” um pouco de urina para, depois, urinarem um pouco em cada local.

Acredite ou não, mas durante um passeio, um cão que marca território até passa por postes e faz de tudo para que a sua urina alcance o local mais alto. Isso significa que eles sentem uma necessidade de liderança, certo?

Então, para ensinar seu animal a parar de marcar território, você deve mostrar quem é que manda. Para isso, o ideal é começar com os comandos básicos de obediência, como "Senta!", "Deita!", "Junto!", "Fica!" etc. Clique no link para saber mais sobre adestramento canino.

Outra coisa importantíssima: os donos devem trabalhar em três regrinhas básicas:

1. Eu vou à frente: sempre que vai sair ou entrar em algum local, deixe claro que você deve passar pela porta antes de seu cão;

2. Eu ganho primeiro: o humano deve sempre comer primeiro;

3. Eu fico mais alto: os cães jamais devem permanecer em locais mais altos que nós, mesmo que estejamos sentados e deitados.

Esses pequenos detalhes mostram ao cachorro quem é o dono do local e, com isso, ele saberá que o único ser que pode marcar território é você, afinal, a casa é mesmo sua.

 

Outras dicas úteis

(Imagem: Shutterstock)

  • Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, jamais esfregue o focinho do seu animal no xixi ou cocô feito em lugar errado. Ele não entenderá porque está sendo repreendido e isso pode gerar até um trauma, piorando a situação.

  • Escolha o banheirinho do seu cachorro antes mesmo que o pet chegue à sua casa.

  • Ao usar jornais, você pode utilizar produtos que imitem o cheiro da urina de outros cães. Isso pode incentivar seu cachorro a fazer suas necessidades ali também.

  • Quando o cão faz as necessidades no local errado, utilize produtos específicos para eliminar os odores. É uma forma de evitar que o animal volte a fazer suas necessidades nesse mesmo local.

  • O seu cachorro não deve ter acesso a todos os cômodos da casa quando você não estiver.

Ainda com dificuldade? Por que você não procura um profissional especializado em comportamento canino? AgendaPet lista os melhores adestradores e profissionais de comportamento animal, com perfil detalhado, avaliação de outros usuários e possibilidade de agendar uma sessão pela própria internet. Assim, de maneira fácil e segura!

 

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

Mais Populares Veterinário

  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Av. Corifeu Azevedo Marques , 5444
      Jaguaré - São Paulo - SP - 05339-005
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.
  • Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária...

    Larissa Béja

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6268 Enviar mensagem
      Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e especializada em homeopatia e anestesiologia veterinária. Além disso é proprietária do Pet Shop Prime Pet, localizado na Vila Mariana, em São Paulo.
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner