Saúde e Cuidado

Seu cachorro está com sangue na urina? Veja o que fazer, pois pode ser sinal de algo muito grave!

(Imagem: Shutterstock)

Os donos de cães, ao perceberem sangue na urina (hematúria) dos pets, ficam desesperados e correm para levá-los a um médico veterinário. Saiba que não é preciso entrar em pânico,  e sim ter cuidado, pois sangue na urina é um problema mais comum do que você pensa. Mesmo assim, a medida correta a se tomar é levar o pet o quanto antes ao médico veterinário a fim de já identificar um possível problema.

 

Sangue na urina em cães pode dizer muito sobre o estado de saúde do seu animal de estimação. Para um tratamento seguro e eficaz, é necessário que você o leve a um profissional para que este avalie e indique o melhor tratamento para o seu pet.

Você pode conferir aqui, no AgendaPet, uma lista com os melhores profissionais na área e encontrar o que esteja mais perto de você, agendando sua consulta através da Internet, de maneira fácil.

Conheça um pouco mais sobre esse problema que é a presença de sangue na urina de cães.

 

Causas de sangue na urina de cães

As causas mais comuns de sangue na urina são formação de pedras ou cristais, infecção urinária, envenenamento, traumas, hemoparasitose e tumores.

Entre as causas mais comuns (e não tão comuns assim) estão:

  • cristais ou pedras – o sangue na urina de cães pode ser causado por cristais ou até mesmo pedras que estão no trato urinário. Essas pedras causam lesões, causando, assim, o sangramento. Nesse caso, o médico veterinário irá identificar a causa para, então, instituir o tratamento que pode ser tanto medicamentoso quanto cirúrgico;

  • infecção no trato urinário – são causadas por bactérias que levam à inflamação, febre e vontade de urinar a toda hora. Percebendo qualquer um desses sinais, leve o seu pet a um médico veterinário o quanto antes;

  • envenenamento – se o seu cachorro ingeriu algum tipo de veneno, como por exemplo veneno de rato, ele pode apresentar sangue na urina, e é preciso levá-lo com urgência ao médico veterinário, pois problemas sérios, muito além de sangue na urina, podem resultar se não atendido rapidamente;

  • trauma – quando os cães sofrem acidentes (p.ex.: atropelamento, quedas etc.), mesmo que não apresentem qualquer sinal externo, poderão apresentar lesões internas, e um dos sinais é o sangue na urina. Leve-o até o médico veterinário sempre após um trauma para que ele faça um check-up;

  • hemoparasitose – a presença do carrapato não indica que o animal possa estar com hemoparasitose, apenas com exames mais específicos pode-se detectar os parasitos que são transmitidos por meio da picada do carrapato. Ter sangue na urina é um possível indicativo de que possa estar com hemoparasitose. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser seguido à risca;

  • tumores – tanto tumores malignos ou benignos podem levar o seu cão a urinar sangue. Somente um médico veterinário para identificar o tipo do tumor e o tratamento mais adequado para o seu cachorro;

  • próstata – se o seu pet apresentar sangue na urina, isso pode estar associado a problemas na próstata. Verifique se ele apresenta pênis ou testículos inchados.

O importante é você levar o pet a uma consulta com um médico veterinário para que seja feito um diagnóstico e um tratamento corretos.

 

Sinais clínicos do sangue na urina de cães

Entre os sinais clínicos que podem levar a identificar a presença de sangue na urina está a coloração da urina do animal, muita sede, salivação excessiva, entre outros.

(Imagem: Shutterstock)

Haver sangue na urina de cães não é motivo para você perder o sono, mas é preciso que você leve o seu pet o quanto antes a um médico veterinário de confiança, caso contrário, um tratamento tardio poderá levar o seu cão a óbito.

Percebendo que o seu cachorro apresenta urina rosada (sangue misturado com urina), muita sede, febre, salivação excessiva, feridas excessivas, força ao urinar e muita dor abdominal, leve-o até o médico veterinário para que seja realizado um exame específico.

Muitas vezes, a urina não fica rosada, mas pode ficar escura devido à quantidade de sangue. Isso significa que não importa muito a diferença de tom encontrada, pois, independente dela, é preciso ficar atento à sua cor, e qualquer modificação na coloração considerada normal deve ser vista como um sinal de alerta de que você deve levar ao  médico veterinário imediatamente.

O médico irá avaliar também o trato urinário anterior (rins e ureteres), o trato urinário posterior e a genitália para saber se há doença metabólica, renal, infecciosa, neoplasia, possíveis traumas, alteração celular.

Diagnóstico do sangue na urina de cães

Para diagnosticar o problema de sangue na urina, é preciso fazer um exame de sangue e também um de urina, além de outros que o médico veterinário poderá indicar.

(Imagem: Shutterstock)

Primeiramente, o veterinário vai querer saber do histórico completo da saúde do seu pet, incluindo todos os sinais e incidentes que possam ter desencadeado sangue na urina. Assim o médico poderá ter pistas de quais órgãos estão sendo os responsáveis pelo sangramento.

Então, ele poderá pedir um exame de sangue completo (hemograma), um perfil bioquímico e um exame de urina também. 

Através de ultrassonografia, radiografia e radiografia contrastada, o médico veterinário poderá ter um melhor diagnóstico e observar o trato de uma forma mais completa. Se houver quaisquer lesões, como presença de massa, será indicada uma biópsia para que se tenha um diagnóstico definitivo. Poderão ser realizados exames durante a ultrassonografia, como coleta de urina e citologia renal.

 

Tratamento para a presença de sangue na urina de cães

O tratamento relativo à presença de sangue na urina de cães deve ser feito de acordo com o grau e também da doença a que estiver associada. Somente o médico veterinário poderá indicar o melhor.

O tratamento de sangue na urina em cães vai depender das doenças primárias ou associadas, que são as causas para essa condição. A infecção urinária pode estar associada a outra doença que envolve o trato urinário, como cálculos ou um câncer. 

Se a causa for por uma infecção do trato urinário, o seu cachorro irá ser tratado com antibióticos para que a bactéria eliminada. Se a causa for por toxidade, o médico veterinário irá tratar e provavelmente o animal ficará internado para realização de procedimentos mais eficazes. Já se for causada por hemoparasitose ou por problemas de próstata, o tratamento será específico para cada uma das enfermidades.

Uma cirurgia só é indicada quando há casos com cálculos do trato urinário, lesões traumáticas e tumores. Se o seu cão tem anemia por ter perdido muito sangue com a urina, será necessária uma transfusão de sangue. Para tratar uma desidratação, fluidos serão necessários e os antibióticos poderão ser usados em tratamentos de infecções causadas pelas bactérias.

É muito importante que você acompanhe de perto o seu cão. Muitas vezes, as fezes e a urina dizem muito sobre a saúde do seu bichinho de estimação. Monitore sempre que possível os hábitos fisiológicos do seu pet e, assim que você observar quaisquer alterações, procure um médico veterinário para uma avaliação. Aqui, no AgendaPet, você pode achar um perto da sua casa e é possível agendar uma consulta pela Internet.

Conheça mais sobre a presença de sangue na urina de cães por meio do vídeo a seguir.

 

(Fonte: Youtube - Programa Pet e Cia)

 

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

Mais Populares Veterinário

  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Av. Corifeu Azevedo Marques , 5444
      Jaguaré - São Paulo - SP - 05339-005
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária...

    Larissa Béja

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6268 Enviar mensagem
      Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e especializada em homeopatia e anestesiologia veterinária. Além disso é proprietária do Pet Shop Prime Pet, localizado na Vila Mariana, em São Paulo.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner