Treinamento e Comportamento

Como ensinar seu gato a fazer as necessidades no lugar certo

(Imagem: Shutterstock)

O problema dos animais não fazerem as necessidades no lugar certo é algo comum, mas é preciso saber como lidar com isso desde cedo, para evitar incômodos no futuro. Se você tem um gatinho e não sabe como treiná-lo para fazer as necessidades no lugar certo, está lendo o artigo correto, pois, aqui, poderá aprender alguns truques e dicas que o ajudarão nesse treinamento.

 

Além do fato do cheiro desagradável que fica pela casa quando o gato não é bem treinado com sua caixa de areia, o trabalho de ficar limpando sempre é grande e os moradores correm até mesmo o risco de pegar algum tipo de doença ou infecção. Então, não somente por questão de higiene, mas também de saúde, é bom treinar seu gatinho para usar a caixa de areia.

Com isso, também vai ficar muito fácil deixá-lo pela casa e fazer muito carinho em seu felino sem se preocupar.

 

Dicas para ensinar seu gato a fazer as necessidades no lugar certo

Limpar o local, impor limites territoriais, contratar um profissional e deixar a caixa de areia no lugar certo pode ajudar bastante

Há diversas técnicas que podem dar certo e é importante fazer todas possíveis para chegar ao resultado esperado o mais rápido possível. Assim como em todos os demais treinamentos, é preciso ter paciência e ir aos poucos para que o animal aprenda de maneira saudável.

 

1. Limpe o local em que ele fez as necessidades

Se o gato fizer necessidades pela casa, limpe o mais rápido possível para que não volte a fazer ali

Os gatos costumam voltar ao local onde fizeram as necessidades para fazer novamente, ou seja, se o animal resolver demarcar território em seu tapete, sentirá o cheiro e voltará a fazer lá. Assim, você deve limpar o mais rápido possível qualquer vestígio que ele tenha deixado em locais não permitidos.

Ao mesmo tempo, procure deixar alguns vestígios em sua caixa de areia, pois sentirão o cheiro e, ao não encontrar nenhum outro lugar sujo, irão para o lugar correto. Mas nada que seja exagerado e, depois que ver que o mesmo já se familiarizou, retire toda a sujeira e faça a limpeza regularmente, ou seja, uma vez ao dia, pelo menos.

 

2. Deixe a caixa de areia no lugar certo e saiba escolher o modelo correto

Deixe a caixa de areia limpa e no lugar certo

(Imagem: Shutterstock)

Gatos gostam de privacidade e são reservados quando o assunto é fazer suas necessidades fisiológicas. Então nada de deixar a caixa de areia em um local movimentado da casa, pois isso fará com que o felino procure um lugar mais tranquilo, que não será sua caixa de areia.

Além da questão do local, saber que tipo de caixa de areia seu gato gosta é importante, então procure testar mais de um modelo para ver com qual se adapta melhor.

 

O que andam dizendo no Facebook