Saúde e Cuidado

Hipotireoidismo em cães. O que é? Quais suas causas? Como diagnosticar e como tratar?

(Imagem: Shutterstock)

Assim como nós, humanos, os animais de companhia podem sofrer de doenças cardíacas, obesidade, doenças ósseas e até hormonais. Neste caso, podemos destacar o hipotireoidismo em cães, uma alteração hormonal que se caracteriza por ser o distúrbio endócrino mais comum nesta espécie. 

 

É bastante comum nos depararmos com doenças importantes que acometem a espécie humana e que também acometem os animais. Geralmente, a grande preocupação do proprietário é medicar o animal imediatamente, gerando complicações, pois compara sinais clínicos com sintomas (que é aquilo que se relata) em humanos e buscam encontrar soluções em bulas de medicamentos, calculando a dose aplicada através da posologia infantil.

Assim como nos humanos, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, é responsável pela manutenção da homeostase (equilíbrio) do organismo, ou seja, eles, juntos, têm função de manter tudo em ordem e funcionando corretamente.

Hoje em dia, assim como ocorre em medicina humana, já existe a especialidade da endocrinologia em medicina veterinária, e os proprietários podem ficar muito mais tranquilos, pois, os conceitos clínicos estão cada vez mais aprimorados, os exames laboratoriais e complementares cada vez mais confiáveis e o tratamento mais simples e eficaz.

 

O que é hipotireoidismo. Ele pode afetar o meu cachorro?

Quando a tireoide sofre alteração na sua função, diminuindo a produção e liberação dos hormônios, o organismo apresenta um quadro de hipotireoidismo

(Imagem: Shutterstock)

O hormônio funciona como um sinalizador no organismo, e é produzido e secretado para auxiliar na manutenção de todos os órgãos e tecidos. Sabe-se que uma pessoa que apresenta um distúrbio dessa natureza demonstra evidências de disfunção, como o aumento da massa corporal e a dificuldade em manter a temperatura do corpo estável, e isso acontece da mesma forma nos animais. Como os hormônios liberados pela tireoide são relacionados à taxa metabólica do organismo, ou seja, responsável pelo seu funcionamento normal e pelo seu gasto energético, se o mesmo não está em seu funcionamento normal, o metabolismo se tornará mais lento.

Algumas raças apresentam maior predisposição a desenvolver o hipotireoidismo, tais como: o Golden Retriever, o Dobermann, o Setter Irlandês, o Schnauzer, o Cocker Spaniel, o Pastor Alemão, o Dachshund, o Poodle e o Boxer, dentre outros.

O hipotireoidismo é raro em gatos, pois o distúrbio da glândula tireoide que acomete com mais frequência os felinos é exatamente o contrário. É chamado hipertireoidismo.

 

O que causa o hipotireoidismo em cães?

O hipotireoidismo ocorre devido a uma destruição gradual do tecido glandular, em aproximadamente 95% dos casos. Essa condição é denominada pelos médicos como hipotireoidismo primário, mas podem ocorrer outras condições associadas

Na maioria dos casos de hipotireoidismo primário em cães, a causa está associada a uma doença autoimune, que produz anticorpos contra o seu próprio tecido glandular, destruindo suas células, que são substituídas por um tecido fibroso, característico de cicatrizes. Devido a isso, ocorre uma diminuição na produção dos hormônios tireoideanos, já que o tecido fibroso não possui a capacidade de produção hormonal. Os mecanismos que desencadeiam esse processo de autodestruição não são bem descritos pelos estudiosos, porém acredita-se que possam ter um fator genético envolvido, ou seja, animais da mesma família tendem a desenvolver o problema.

Outras causas descritas de hipotireoidismo primário em cães bem menos comuns são os distúrbios congênitos como a agenesia da tireoide (o não desenvolvimento da glândula), neoplasias (tumores) da tireoide, intoxicações ou exposições à radiação ionizante.

Além dessa forma de disfunção, existe ainda o hipotireoidismo secundário, que está associado a uma disfunção na liberação do TSH, com consequente comprometimento da liberação de T3 e T4 para o sangue. Isto ocorre em apenas 5% dos casos.

Relativamente a cães da raça Pastor Alemão, existem relatos de formação de uma espécie de cisto que compromete a função da tireoide, e acredita-se estar relacionado com outras alterações hormonais, como uma deficiência do Hormônio do Crescimento (GH), das adrenais (hipoadrenocorticismo) ou de neoplasias.

Há, ainda, na literatura, a descrição de casos do chamado hipotireoidismo terciário, que ocorre por diminuição da secreção do TRH a nível de hipotálamo e subsequente liberação do TSH e de T3 e T4. É extremamente raro e também está associado a neoplasias.

A deficiência de iodo na dieta pode causar o Bócio Coloide, cuja característica é causar o aumento do tamanho da glândula da tireoide. A escassez de iodo impede a produção de T3 e T4, e, como a produção de TSH se mantém constante, há acúmulo de líquido dentro da tireoide. Essa alteração foi muito comumente diagnosticada na antiguidade, mas, hoje, devido à obrigatoriedade legal da adição do iodo no sal de cozinha comercializado para alimentação humana, e a utilização de rações balanceadas para a alimentação animal, o bócio deixou de ser um problema frequente, e sua ocorrência é muito rara, restringindo-se aos casos de alterações neoplásicas.

 

Quais os sinais clínicos que um cachorro com hipotireoidismo apresenta?

Os sinais clínicos mais comuns em cães são pelagem ressecada, queda de pelos (alopecia), prostração e letargia (animal reluta em se movimentar), intolerância ao frio e ao exercício e, principalmente, ganho de massa corporal sem aumento do apetite

Quando um cachorro apresenta um quadro de hipoparatireoidismo, ele apresentará sinais clínicos comportamentais e sistêmicos.

Dentre os sinais clínicos comportamentais, podemos citar prostração e letargia (o animal tende a permanecer deitado), relutância em fazer exercícios, intolerância ao frio (o animal procura lugares mais quentes), seu apetite não sofre alteração, mas o animal tende a ganhar massa corporal, devido ao acúmulo de tecido adiposo (gordura), pois o seu metabolismo (dentre eles o de “queima” das gorduras) e função de termorregulação estarão comprometidos. O animal tende a ficar sonolento, depressivo e sedentário, praticamente sem ânimo, muitas vezes, nem mesmo para uma brincadeira de “buscar a bolinha” com seu proprietário.

Como sinais clínicos sistêmicos do hipotireoidismo em cães, podemos citar alterações dermatológicas (problemas de pele), como a queda de pelos, o ressecamento e enfraquecimento da pelagem (mais evidente ainda em raças de pelo longo). Podem ocorrer alguns pontos de infecção semelhantes a espinhas ou hiperpigmentação (escurecimento) da pele. Todos essas alterações ocorrem porque a pele não consegue mais desempenhar a sua função de proteção, e os fungos e bactérias não possuem mais uma barreira eficiente, conseguindo entrar no organismo e desenvolver essas infecções. A frequência cardíaca diminui, o ciclo reprodutivo fica comprometido (atrasos ou ausência do cio em fêmeas e diminuição ou desaparecimento da libido nos machos). Podem ocorrer, ainda, alterações oftálmicas (distrofia de córnea e uveíte crônica) e neurológicas.

(Imagem: Shutterstock)

Geralmente os animais começam a apresentar esse tipo de quadro, durante a meia-idade (dos 5 aos 10 anos) e, em raças predispostas, até em períodos anteriores a essa fase. É comum o proprietário não notar o aparecimento dos sinais clínicos, pois eles ocorrem de forma gradativa. O hipotireoidismo em filhotes é denominado de cretinismo,  e os sinais clínicos são mais evidentes e estão associados a atraso no desenvolvimento, como desproporção do tamanho da cabeça em relação ao corpo, dificuldade de erupção dentária e bócio.

No vídeo a seguir, você poderá observar os sinais clínicos de hipotireoidismo num cão, inclusive com um quadro leve de convulsão (pré ictus). É digno de nota o quadro de letargia, o abdômen distendido, e o aspecto depressivo na feição do cão acometido pela enfermidade.

 

(Rescued Shiba Inu has seizure due to hypothyroidism: Youtube)

 

Como se diagnostica o hipotireoidismo em cães?

O diagnóstico deverá ser realizado sempre por um médico veterinário e se baseia em exame físico completo, histórico do animal e familiar, se possível e em exames de sangue, como hemograma e dosagem e monitoramento das taxas de hormônios tireoidianos

O diagnóstico é feito após exame clínico pelo médico veterinário, que pode lançar mão de exames laboratoriais (hemograma completo, dosagem hormonal), exames por imagem (radiografias, ultrassonografias, ou, ainda, biópsia da glândula, nada muito diferente do que se refere aos exames humanos.

 

Existe tratamento para o hipotireoidismo em cães? Como ele é realizado?

O tratamento é realizado com a administração de suplemento hormonal

(Imagem: Shutterstock)

Existe um hormônio sintetizado em laboratório (levotiroxina) e que se encontra disponível no mercado farmacêutico para o tratamento do hipotireoidismo em cães. É uma molécula muito semelhante à do hormônio natural, e a dosagem e a frequência que serão utilizadas no protocolo terapêutico dependerão de alguns parâmetros importantes, como a massa corporal do paciente e o nível hormonal necessário para a reposição. Só o médico veterinário é habilitado para fazer esse cálculo e essa prescrição.

Caso haja comprometimento sistêmico, o clínico pode optar, ainda, por alguns adjuvantes terapêuticos, como suplementos vitamínicos e minerais, antibióticos e antipruriginosos, colírios e outros.

Assim como o hipotireoidismo, outras doenças humanas também podem estar relacionadas aos pets. O importante é fazer visitas regulares ao médico veterinário, de forma a acompanhar cada estágio do desenvolvimento e as alterações fisiológicas de comportamento de seu animal.

A seguir, você poderá acessar um vídeo muito interessante, em inglês, mas bem compreensível, onde aparecem fotos de um animal que estava sendo tratado a base de xampus, para suspeita de alergia, sem nenhum sinal de êxito. Após uma simples consulta ao médico veterinário e alguns exames, foi diagnosticado e tratado por 6 semanas, e o sucesso do tratamento foi bastante satisfatório.

 

(Canine Hypothyroidism: Youtube)

 

Uma atitude muito bacana da proprietária foi postar o vídeo, com o intuito de esclarecer a outros proprietários de cães que o tratamento é realmente efetivo, na maioria dos casos de hipotireoidismo primário, e que a qualidade de vida do pet é promovida, mesmo em se tratando de um problema hormonal sistêmico.

O AgendaPet tem os melhores veterinários da cidade, com perfil detalhado e avaliação de outros usuários. Encontre um especialista perto de casa e agende sua consulta do próprio computador. Assim, fácil e seguro!

 

 

(Equipe AgendaPet)

City

Tipo de Profissional

Especialidade

mais
  • Acupuntura

  • Agility

  • Anestesia

  • Animais Silvestres

  • Banho e Tosa Geral

  • Cão Guia

  • Cardiologia

  • Cirurgia

  • Clínica Geral

  • Comercial/ TV

  • Comportamental

  • Day Care/ Creche

  • Dermatologia

  • Eletrocardiograma Veterinário

  • Emergência/ Medicina Intensiva

  • Endocrinologia

  • Enfermagem Veterinária

  • Felinos

  • Fisioterapia

  • Fitoterapia Chinesa

  • Floralterapia

  • Guarda

  • Homeopatia

  • Hospedagem para Cães

  • Hospedagem para Gatos

  • Hospedagem para Pássaros

  • Natação

  • Nutricionista Pet

  • Odontologia

  • Oftalmologia

  • Oncologia

  • Ortopedia

  • Passeio Coletivo

  • Passeio Individual

  • Pet Care

  • Pet Sitter Tradicional

  • Reiki

  • Spa

  • Táxi Dog

  • Tosa Específica de Raça

  • Tosa para Competição

  • Transp. de Silvestres

  • Transp. Interestadual

  • Transp. Intermunicipal

  • Transp. Internacional

  • Trimming

  • Ultrassonografia

mais
Com agendamento
online
Consulta
em casa

De Transporte
Aberto 24h
Também busque por:
  • Bairro
  • Vila Mariana
  • Campo Belo
  • Itaim Bibi
  • Santo Amaro
  • Perdizes
  • Pinheiros
  • Saúde
  • Indianópolis
  • Jardim Paulista
  • Lapa
  • Pirituba
  • Santana
  • Ipiranga
  • Vila Sônia
  • Rio Pequeno
  • Butantã
  • Mooca
  • Vila Formosa
  • Cidade Dutra
  • Morumbi
  • Vila Prudente
  • Campo Grande
  • Casa Verde
  • Tatuapé
  • Vila Regente Feijó
  • Vila Clementino
  • Jardim São Luís
  • Tucuruvi
  • Vila Matilde
  • Campo Limpo
  • São Domingos
  • Bela Vista
  • Itaquera
  • Limão
  • Vila Carrão
  • Móoca
  • Santa Cecília
  • Sapopemba
  • Vila Maria
  • Alto de Pinheiros
  • Barra Funda
  • Cidade Ademar
  • Jabaquara
  • Liberdade
  • Penha de França
  • Tatuape
  • Tremembé
  • Vila Gomes Cardim
  • Vila Guilherme
  • Campo Belo
  • Capão Redondo
  • Planalto Paulista
  • Sacomã
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Leopoldina
  • Água Fria
  • Água Rasa
  • Brás
  • Cangaíba
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Lauzane Paulista
  • Mirandópolis
  • Penha
  • São Miguel
  • Cambuci
  • Carandiru
  • Cidade Líder
  • Jaçanã
  • Jaguaré
  • Jardim Brasil (Zona Norte)
  • Moema
  • Paraíso
  • Parque do Carmo
  • São Lucas
  • Vila Gustavo
  • Vila Mascote
  • Vila Nova Conceição
  • Carrão
  • Cerqueira César
  • Grajau
  • Lajeado
  • Parque Novo Mundo
  • Raposo Tavares
  • Vila Curuçá
  • Vila Dom Pedro I
  • Vila Mazzei
  • Vila Mariana
  • Butantã
  • Aclimação
  • Anhanguera
  • Belém
  • Bom Retiro
  • Bosque da Saúde
  • Cachoeirinha
  • Ermelino Matarazzo
  • Imirim
  • Itaberaba
  • Mandaqui
  • Parque da Mooca
  • Perus
  • Santa Teresinha
  • São Mateus
  • Vila Buarque
  • Vila da Saúde
  • Vila Medeiros
  • Vila Pompéia
  • Vila Ré
  • Vila Uberabinha
  • Brooklin
  • Vila Pompéia
  • Ibirapuera
  • Morumbi
  • Americanópolis
  • Chácara Santo Antônio (Zona Leste)
  • Cidade Mãe do Céu
  • Cursino
  • Jaguara
  • Jardim Anália Franco
  • Jardim Ângela
  • Jardim São Paulo(Zona Norte)
  • Pacaembu
  • Parque Paineiras
  • Ponte Rasa
  • Vila Guarani(Zona Sul)
  • Vila Gumercindo
  • Vila Pereira Barreto
  • Vila Santa Eulalia
  • Perdizes
  • Pompéia
  • Vila Pereira Barreto
  • Mooca
  • Jardim da Glória
  • Alto da Mooca
  • Belenzinho
  • Brooklin Paulista
  • Chácara Belenzinho
  • Cidade Patriarca
  • Cidade São Mateus
  • Guaianases
  • Iguatemi
  • Itaim Paulista
  • Jaraguá
  • Jardim América
  • Jardim Guairaca
  • Jardim Paulistano
  • Jardim Prudência
  • Parelheiros
  • Parque Mandaqui
  • Quinta da Paineira
  • República
  • Rio Bonito
  • Vila Albertina
  • Vila Aricanduva
  • Vila Bancária
  • Vila Emir
  • Vila Firmiano Pinto
  • Vila Invernada
  • Vila Jacuí
  • Vila Marieta
  • Vila Moinho Velho
  • Vila Monte Alegre
  • Vila Moraes
  • Vila Paulo Silas
  • Vila Santa Teresa (Zona Leste)
  • Vila Tolstoi
  • Vila Sônia
  • Vila Buarque
  • Santana
  • Vila Nova Cachoerinha
  • São Miguel
  • Águas Claras
  • Aricanduva
  • Brasilândia
  • Brooklin Novo
  • Campos Elíseos
  • Chácara Tatuapé
  • Cidade Tiradentes
  • Freguesia do Ó
  • Guaianazes
  • Jardim Aricanduva
  • Jardim Bonfiglioli
  • Jardim Brasília (Zona Leste)
  • Jardim Cotinha
  • Jardim da Glória
  • Jardim das Laranjeiras
  • Jardim Francisco Mendes
  • Jardim Independência
  • Jardim Jabaquara
  • Jardim Japão
  • Jardim Popular
  • Jardim Sabará
  • Jardim Santa Maria
  • Jardim Universidade Pinheiros
  • Jardim Vergueiro (Sacomã)
  • Jardim Vila Formosa
  • Luz
  • Maranhão
  • Moinho Velho, Freguesia do Ó
  • Morro dos Ingleses
  • Pari
  • Parque Boturussu
  • Parque Boturussu, Ermelino Matarazzo
  • Parque Casa de Pedra
  • Parque Colonial
  • Parque Continental
  • Parque Edu Chaves
  • Parque Monteiro Soares
  • Parque Panamericano
  • Parque São Jorge
  • Pompéia
  • Quarta Parada
  • Rudge Ramos
  • São Rafael
  • Sumaré
  • Vila Alpina
  • Vila Antonieta
  • Vila Bandeirantes
  • Vila Brasilina
  • Vila Califórnia
  • Vila Constança
  • Vila Ester (Zona Norte)
  • Vila Guarani, Jabaquara
  • Vila Guilhermina
  • Vila Independência
  • Vila Isa
  • Vila Laís
  • Vila Liviero
  • Vila Mascote, Campo Belo
  • Vila Mascote, Jabaquara
  • Vila Monumento
  • Vila Nancy
  • Vila Nhocune
  • Vila Nova
  • Vila Palmeiras
  • Vila Parque Jabaquara
  • Vila Romana
  • Vila Santa Catarina
  • Vila São Geraldo
  • Vila Souza
  • Vila Suzana
  • Vila Talarico
  • Vila Zelina
  • Jardim Jussara
  • Água Rasa
  • Pirituba
  • Jardim Prudência
  • Itaim Bibi
  • Jaguaré
  • Pinheiros
  • Bela Vista
  • Alto da Lapa
  • Vila Leopoldina
  • Itaim
  • Vila dos Remédios
  • Ponte Rasa
  • A E Carvalho
  • Sumarézinho
  • Tatuapé
  • Vila Vermelha
  • Aldeinha
  • Centro
  • Vila Indiana
  • Campininha
  • 5ª da Paineira
  • Adalgisa
  • armelo, 870
  • Artur Alvim
  • as
  • Bairro Campestre
  • Balneário Mar Paulista
  • Campininha
  • Cangaiba
  • Casa Verde Baixa, Casa Verde
  • Centro
  • Chácara Califórnia
  • Chácara Inglesa
  • Chacara Santo Antonio
  • Chácara Santo Antonio
  • Chácara Seis de Outubro
  • Cidade Júlia
  • Cidade Moncoes
  • Cidade Monções
  • Cidade São Francisco
  • Conjunto Habitacional Jova Rural
  • Conjunto Residencial José Bonifacio
  • e
  • égia, 1049
  • ehir, 239
  • Eldorado
  • êssego/nova Trabalhadores, 1495
  • Fazenda da Juta
  • Grajaú
  • Horto Florestal
  • Ibirapuera
  • Indianápolis
  • irim, 2960
  • irim, 307
  • irim, 3815
  • irim, 55
  • Itaim
  • Jardim Adutora
  • Jardim Alvorada
  • Jardim Amaralina
  • Jardim Aracanduva
  • Jardim Avelino
  • Jardim Belém
  • Jardim Boa Vista
  • Jardim Carombé
  • Jardim Cidade Pirituba
  • Jardim Coimbra
  • Jardim da Pedreira
  • Jardim da Saúde
  • Jardim das Flores, Jardim São Luís
  • Jardim das Graças
  • Jardim de Lorenzo
  • Jardim Elba
  • Jardim Elizabeth
  • Jardim Ester Iolanda
  • Jardim Europa
  • Jardim Franca
  • Jardim Glória
  • Jardim Guanca
  • Jardim Guarujá
  • Jardim Helena
  • Jardim Ibitirama
  • Jardim Japão, Vila Maria
  • Jardim Jaqueline, Vila Sônia
  • Jardim Lisboa
  • Jardim Malia I
  • Jardim Maracanã
  • Jardim Marajoara
  • Jardim Maringá
  • Jardim Matarazzo
  • Jardim Nordeste
  • Jardim Nove de Julho
  • Jardim Oriental
  • Jardim Palmares (Zona Sul)
  • Jardim Panorama, Itaim Bibi
  • Jardim Paraíso
  • Jardim Penha
  • Jardim Peri Peri
  • Jardim Petrópolis
  • Jardim Pinheiros
  • Jardim Pirituba
  • Jardim Regina
  • Jardim Santa Adélia
  • Jardim Santo Elias
  • Jardim São José (Zona Norte)
  • Jardim Sipramar
  • Jardim Soraia
  • Jardim Taboão
  • Jardim Tres Marias
  • Jardim Ubirajara
  • Jardim Umuarama
  • Jardim Vila Mariana
  • Jardim Vista Alegre
  • Jd. das Bandeiras
  • José Bonifácio
  • Moinho Velho
  • Morumbu
  • Nossa Senhora do Ó
  • Parada Inglesa
  • Paraíso, Paulista
  • Paraíso, Vila Mariana
  • Paraisópolis
  • Parque Císper
  • Parque Cruzeiro do Sul
  • Parque da Vila Prudente
  • Parque das Nações
  • Parque dos Bancários
  • Parque Grajaú
  • Parque Imperial
  • Parque Jabaquara
  • Parque Paulistano
  • Parque Peruche
  • Parque Ramos Freitas
  • Parque Santa Madalena
  • Parque São Lucas
  • Parque São Luís
  • Parque Savoy City
  • Parque Tietê
  • Penha de Franca
  • Piqueri
  • Pirajussara
  • Ponte Pequena
  • Real Parque
  • Santa Efigênia
  • Santa Etelvina
  • São Bento Velho, Capão Redondo
  • São João Clímaco
  • São Paulo, 1441
  • Sapataria Cometa
  • Shopping Center Morumbi
  • Sítio Morro Grande
  • Sumarezinho
  • Três Três, Jardim Ângela
  • uaçu, 99
  • Varginha
  • Veleiros
  • Vila Alexandria
  • Vila Amélia
  • Vila Antonieta, Aricanduva
  • Vila Antonina
  • Vila Azevedo
  • Vila Baruel
  • Vila Bertioga
  • Vila Bonilha
  • Vila Brasilândia
  • Vila Brasílio Machado
  • Vila Caiuba
  • Vila Campo Grande
  • Vila Carmosina
  • Vila Castelo
  • Vila Cláudia
  • Vila Clementino
  • Vila Constância
  • Vila Cordenonsi
  • Vila Costa Melo
  • Vila Cruz das Almas
  • Vila Cruzeiro
  • Vila Cunha Bueno
  • Vila das Mercês
  • Vila dos Minérios
  • Vila Gertrudes
  • Vila Guaca
  • Vila Hamburguesa
  • Vila Ida
  • Vila Isolina Mazzei
  • Vila Ivone
  • Vila Lageado
  • Vila Lúcia
  • Vila Macedópolis
  • Vila Madalena
  • Vila Marari
  • Vila Maria Alta
  • Vila Maria Luisa
  • Vila Maria Trindade
  • Vila Mariza Mazzei
  • Vila Mesquita
  • Vila Nair
  • Vila Norma
  • Vila Nova Mazzei
  • Vila Nova Savoia
  • Vila Nova União/pantanal, Vila Jacuí
  • Vila Olímpia
  • Vila Oratorio
  • Vila Padre Manoel de Nóbrega
  • Vila Paiva
  • Vila Paranaguá
  • Vila Paulicéia
  • Vila Paulista
  • Vila Pereira Cerca
  • Vila Pompeia
  • Vila Portuguesa
  • Vila Prado
  • Vila Progredior
  • Vila Sabrina
  • Vila Santa Virginia
  • Vila Santana
  • Vila Santo Estéfano
  • Vila Santo Estevão
  • Vila São Francisco (Zona Leste)
  • Vila São José (Ipiranga)
  • Vila Silva Teles
  • Vila Sílvia
  • Vila Sofia
  • Vila Vermelha
  • Vila Virginia
  • Vila Vitório Mazzei
  • Vila Zilda
  • Tipo de pet
  • Cachorro
  • Gato
  • Pássaro
  • Peixe
  • Roedores
  • Outros
  • Avaliação Média
  • Agendamentos pelo site
  • 5 Agendamentos
  • 10 Agendamentos
  • 15 Agendamentos
  • 20 Agendamentos
  • 25 Agendamentos
  • Disponibilidade

O que andam dizendo no Facebook