Treinamento e Comportamento

Tudo que deve saber antes de comprar um Pinscher

(Imagem: Shutterstock)

Pinscher, na realidade é um gênero de raças que engloba desde o Pinscher miniatura que conhecemos até Dobermans e Schnauzers. Todas essas raças são descendentes dos grandes Pinschers Alemães, grandes cães de pêlo liso que, antigamente, eram muito usados para caçar ratos, nas ruas, e também serviam de boiadeiros, e hoje já estão extintos.

 

O Pinscher miniatura, ou somente Pinscher, como conhecemos,e apareceu no século XIX, por volta do ano 1879, quando foi reconhecido como uma raça. Acredita-se que sua origem seja do cruzamento seletivo de Pinschers Alemães.

É considerada a menor raça de guarda no mundo. Reconhecidamente, é um canino que requer cuidados práticos, e seu tamanho o torna ideal para se adaptar bem em diversos ambientes.

É um cão fácil de se adestrar, muito inteligente. Apesar de seu tamanho diminuto, pode ser bastante corajoso e feroz e, mesmo não assutando muito com sua aparência, é, sem dúvidas, um ótimo “alarme” para a presença de estranhos.

 

Principais características

  • Coloração:  a mais comum é preto com caramelo, havendo variações de totalmente preto, marrom e, muito raramente, cinza.

  • Expectativa de vida: de 14 a 16 anos.

  • Altura média: fêmeas, até 30 cm, e machos, até 35 cm.

  • Peso médio: 3,5 kg a 4,5 kg.

  • Nível de energia: alto.

  • Pelagem: lisa e curta.

  • Qualidades: é inteligente, bom guardião e fácil de educar. Também, dócil, brincalhão e agitado.

  • Preço: de R$ 350,00 a R$ 1.500,00, dependendo do tamanho e da linhagem.

Conheça mais sobre esse diminuto cão de guarda

1) Temperamento

Apesar da fama de agressivo, é muito dócil e amoroso.

(Imagem: Shutterstock)

Apesar de seu carater de cão de guarda, o Pinscher é muito dócil, amoroso e apegado aos donos.

É bastante brincalhão e é capaz de se divertir com qualquer coisa ao seu redor. Também é muito valente e de personalidade forte. Sendo muito inteligente, ocupa 36º lugar no ranking e é considerado um cão que aceita e aprende facilmente o adestramento. Muito ativo, com muita vitalidade, energia e apegado ao seu dono.

É um cão de guarda nato, tanto que, em apresentações caninas, desfila imponente ao lado de Dobermans e Pastores Alemães. Talvez por isso seja tão valente e não tenha idéia de seu real tamanho.

Tem fortes instintos de defesa do território e do seu dono. Por ser altamanete territorialista, é bastante desconfiado com pessoas desconhecidas e, sem a educação e o adestramento correto, não vai pensar duas vezes antes de avançar em uma visita que venha dar um abraço em seu dono de forma repentina. Mas, se educado corretamente, essa proteção excessiva, que facilmente é confundida com agressividade, é controlada e, aos poucos, os convidados vão ganhando espaço com o cãozinho.


É uma raça bastante carinhosa e costuma seguir o dono por todas as partes.

 

O que andam dizendo no Facebook