Saúde e Cuidado

Saiba o que é pielonefrite em cães: causas, sinais e tratamento dessa infecção nos rins

(Imagem: Shutterstock)

A pielonefrite é uma infecção nos rins causada por bactérias ascendentes, ou seja, bactérias que subiram da uretra até os rins.

Essa é uma infecção que geralmente começa com cistites recorrentes, que não foram devidamente diagnosticadas ou não receberam um tratamento eficaz. A bactéria causadora da cistite ascende pelo canal urinário infectando então os rins. 

 

A pielonefrite é uma infecção muito dolorosa e costuma acometer cães e gatos, especialmente os mais novinhos ou os mais idosos, por terem um sistema imunológico mais fraco.

Por começar com cistites, que são infecções urinárias oportunistas, ou seja, geram infecção quando o sistema imunológico está deficiente, a pielonefrite pode acometer apenas um ou até ambos os rins.

Existem dois tipos de pielonefrite, a aguda e a crônica. A pielonefrite aguda pode levar à crônica se o tratamento for inadequado, e pode resultar em falência total dos rins.

 

Saiba as causas, os sinais clínicos, como diagnosticar e o tratamento da pielonefrite canina

As causas da pielonefrite

Apesar de ser uma infecção bacteriana, existem aspectos que tornam o cão mais susceptível.

(Imagem: Shutterstock)

As duas bactérias mais comuns responsáveis pela pielonefrite são Escherichia coli, popularmente conhecida como E. coli, e o Staphylococcus spp. Ambas são comumente encontradas em fezes e locais com pouca higiene, mas só costumam gerar infecção no trato urinário quando o sistema imunológico já apresenta certa fragilidade.

Outras bactérias que podem levar à pielonefrite por causarem infecções no trato urinário incluem Proteus, Streptococcus, Klebsiella, Enterobacter e Pseudomonas spp., mas essas são menos comuns.

O movimento dessas bactérias pelo trato urinário pode ser facilitado por algumas malformações que impedem o fluxo normal de urina. Malformações congênitas, como ureteres ectópicos e até criptorquidismo, são uma causa predisponente.

 

Sinais clínicos

O desconforto e postura em cifose indicam muita dor.

(Imagem: Shutterstock)

O principal sinal clínico a ser observado é a cistite recorrente seguida de muita, muita dor. No entanto, esses são sinais mais difíceis de notar no cão, que pode até chorar ou ficar bem apático, mas talvez seja difícil de perceber. Por isso, é extremamente importante ficar atento aos demais sinais clínicos, levando-o ao médico veterinário caso perceba qualquer um deles:

  • Febre
  • Perda de apetite
  • Vômitos
  • Postura rígida de pernas
  • Postura mais curvada do tronco (cifose)
  • Urinar com muita frequência em pouca quantidade
  • Dificuldade em urinar
  • Sangue na urina
  • Mau cheiro de urina
  • Sede frequente (polidipsia)

 

Diagnóstico

Apesar dos sinais clínicos claros, deve ser feito um exame de urina para confirmar.

(Imagem: Shutterstock)

Além do diagnóstico, deve-se saber qual foi a bactéria causadora da infecção para que o tratamento seja direcionado e, portanto, mais eficaz. Por isso, seu médico veterinário realizará um exame físico completo, apalpando o abdômen e a região lombar do cão em busca de sensibilidade.

É comum o pedido de um hemograma completo para ver a contagem de células de defesa no corpo do animal. Um importante exame é o de urina, que irá apontar os componentes excretados e, através da cultura bacteriana, poderá definir qual a bactéria responsável pela infecção.

 O médico veterinário também poderá realizar um ultrassom do trato urinário, que é um exame importantíssimo pois irá diferenciar entre uma infecção do trato urinário inferior, a pielonefrite e as famosas pedras nos rins. Além disso, esses exames permitem ver a extensão da infecção e se ambos os rins foram acometidos.
 

Tratamento

Geralmente se faz uso de antibióticos de amplo espectro de maneira bem agressiva.

(Imagem: Shutterstock)

A infecção renal é difícil de eliminar e é bastante comum que após o tratamento haja uma reincidência. Por isso, o tratamento deve ser agressivo.

Os antibióticos utilizados devem ser os mais específicos possível para a bactéria que está infectando os rins, sendo possível fazer uso de associações de antibióticos para potencializar seus efeitos. Durante todo o tratamento, o animal precisa realizar exames de urina periódicos, a fim de avaliar a eficácia do antibiótico escolhido. De acordo com os resultados e o perfil de sensibilidade de cada animal, os antibióticos podem ser alterados, caso se faça necessário. A administração de antibióticos deve ser feita durante 6-8 semanas, dependendo do grau da infecção. É importantíssimo que o tratamento não seja interrompido por conta própria, mesmo que o cãozinho apresente melhora clínica. A interrupção só ocorrerá após a confirmação através de exames negativos de cultura de urina.

Cirurgias só serão consideradas se o seu cão estiver com algum tipo de obstrução, ou caso a infecção seja um risco muito grande para a vida dele.

Se o problema forem cálculos nos rins, é necessário realizar uma cirurgia para removê-los, a menos que seu médico veterinário acredite que possam ser dissolvidos com, por exemplo, uma mudança na dieta do cão.

Após o tratamento, é importante realizar mais exames de cultura da urina em 3 ocasiões diferentes, com 6-8 semanas de intervalo, para garantir que a bactéria foi de fato eliminada e não há mais riscos para o seu animal.

 

Doença grave que requer tratamento rápido

A pielonefrite é uma doença que pode se agravar rapidamente, e inclusive, tornar-se um quadro crônico. Por isso, é crucial que o tratamento seja adequado, rápido e agressivo. Durante o tratamento, é possível que seu cãozinho tenha náuseas por conta das altas doses de antibióticos, isso fará com que ele não queira comer, o que o deixará fraco, tornando a luta contra a infecção ainda mais difícil. Por isso, a esse tipo de tratamento é associado um protetor gástrico, para evitar o desconforto estomacal, permitindo que ele se alimente de forma normal e correta.

A infecção dos rins é muito dolorosa, por isso, muitas vezes é necessária a administração de analgésicos. Dê muito amor ao seu bichinho durante o tratamento!

Para encontrar o médico veterinário ideal, em quem você possa confiar, acesse o AgendaPet, avalie os perfis detalhados e agende a próxima consulta do seu pet online: fácil, rápido e seguro!

Se esse artigo despertou sua curiosidade sobre alguns procedimentos em cães, veja o vídeo e descubra como é feita a coleta de sangue e urina em cães:

 

(Sol sendo examinada, colhendo urina e sangue - YouTube)

 

 

(Equipe AgendaPet) 

 

Mais Populares Veterinário

  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.
  • Juliana Naves é médica veterinária especialista em...

    Juliana Naves

    • Rua Deputado Lacerda Franco , 514
      Pinheiros - São Paulo - SP - 05418-001
      (11) 4949-6374 Enviar mensagem
      Juliana Naves é médica veterinária especialista em felinos e atua na clínica Entre Patas e Pelos em Pinheiros, São Paulo. Faz atendimento clínico de cães e gatos, cirurgias entre outros.
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Rua Serra da Boa Esperança , 65
      Vila Yara - Osasco - selecione - 06028-300
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner