Saúde e Cuidado

Como saber se a diarreia do seu gato é algo mais grave?

(Imagem: Shutterstock)

Quando o número ou o volume de evacuação aumenta e a consistência das fezes fica pastosa, denominamos de diarreia. O intestino do animal funciona normalmente absorvendo e também eliminando substâncias e líquidos. Quando há alguma alteração, começa um desiquilíbrio entre essa absorção e eliminação, resultando em uma diarreia. Assim como nos humanos, a diarreia em gatos pode ser de aparecimento agudo, ou seja, ela aparece de repente e não dura mais do que alguns dias, mas como saber se a diarreia do seu gato é algo pior?

 

Para entender um pouco sobre quando pode não ser algo tão comum, é preciso pensar que há diversas doenças relacionadas que apresentam, além da diarreia, outros sinais clínicos.

 

Causas de diarreias em gatos

Doenças como verminoses, giardíase, diabetes, infecções, entre muitas outras, apresentam a diarreia como sinal, então é preciso estar atento.

Nos gatos, por exemplo, a diarreia é algo muito comum e existem diversas causas. Em gatos ainda filhotes, parasitos intestinais podem ser os grande vilões. 

Os sinais apresentados nos animais com diarreia por causas parasitárias, como verminoses, coccidiose, ancilostomíase, criptosporidiose e giardíase, são:

  • perda de peso;

  • diarreia; 

  • crescimento deficiente;

  • sangue nas fezes;

  • fraqueza, desidratação;

  • alteração de cor das fezes.

A causa pode estar nas mudanças alimentares, alimentos em excesso, viroses e também por parasitas que podem causar diarreias tão fortes quanto se fosse por virose e com um aspecto pastoso e amarelado.

(Imagem: Shutterstock)

Gatos adultos podem ter esse sinal devido às mesmas causas que os gatos ainda filhotes, mas os adultos também podem apresentar patologias como doença renal ou hepática, pancreatites, deficiência no funcionamento da glândula adrenal, tumores intestinais entre outros. Nesses casos, porém, a diarreia está associada a outras manifestações, sendo considerada apenas um sinal.

As doenças ou condições que têm como causa a diarreia podem ser:

  • bolas de pelo ou objeto estranho que causa um bloqueio;

  • toxinas;

  • mudança na alimentação;

  • sensibilidade ou intolerância alimentar;

  • doença inflamatória  intestinal;

  • obstrução intestinal;

  • doença hepática;

  • doença renal;

  • hipertireoidismo;

  • diabetes mellitus;

  • pancreatite;

  • doenças intestinais;

  • infecções fúngicas.

O médico veterinário precisará saber se seu gato é vacinado, pois a principal doença viral que causa diarreia e pode ser prevenida com vacina é a panleucopenia.

Ao dedetizar a sua casa, nunca coloque venenos e iscas para ratos ou baratas em locais que os seus animais tenham acesso, tome muito cuidado. Caso você perceba que o seu animal teve contato com o veneno ou mesmo o ingeriu, não o medique sem o conhecimento de um médico veterinário, isso pode ser muito perigoso. Nunca use medicamentos indicados para humanos em animais, pois as doses não são as mesmas, e existem muitos medicamentos que não são indicados para os animais.

Para tirar dúvidas em caso de sinais diferentes, entre em contato imediatamente com um médico veterinário. Aqui, no AgendaPet, você encontra os melhores médicos veterinários do seu bairro, com perfil detalhado e avaliação dos clientes. Agende uma consulta agora mesmo, pela Internet. Assim, fácil e seguro.

Outro tipo de diarreia é a de origem psicogênica. Um exemplo é pela ausência ou morte de uma pessoa muito querida ao gato, mudanças ambientais e até mesmo mudança na rotina da casa pode estressar o gato e causar uma diarreia. Se você perceber esse problema no seu bichano, leve-o imediatamente a um médico veterinário para que possa detectar quais são as causas para medicá-lo o quanto antes, afinal, a diarreia quando não tratada pode ocasionar uma desidratação intensa e levar o seu bicho de estimação à morte.

 

O que fazer ao perceber sinais de diarreia em seu gato

Antes de ir ao médico veterinário, verifique os demais sinais para tomar as devidas precauções.

(Imagem: Shutterstock)

Antes de levá-lo ao médico veterinário, o que eu posso fazer em casa para ajudar o meu bichano?

Verifique se a diarreia em seu gato vem acompanhada dos seguintes sinais:  vômitos, febre, dores, presença de sangue, perda de peso, letargia, depressão, perda de apetite, desidratação, esforço ao fazer um movimento intestinal, excremento com mau cheiro ou qualquer outra anormalidade.  Não ofereça nenhum alimento lácteo (leite, iogurte etc.) para o seu animal e, caso não passe a diarreia em um dia, procure um profissional.

Atente-se à desidratação do seu bichano, pois ele perde muita água quando está com diarreia. O sinal comum da desidratação é a gengiva seca ou pegajosa, ou seja, a gengiva do gato tem de estar escorregadia e úmida. Você também poderá verificar a hidratação do seu gato beliscando a pele (com muito cuidado) do seu animal em vários pontos. Ao beliscar, verifique se a pele dele volta ao normal rapidamente. Se demorar a voltar, então é sinal de que o seu bicho de estimação está sofrendo de desidratação.

Para hidratar o seu animal, leve-o imediatamente ao médico veterinário, pois todas as medidas caseiras não são suficientes para reverter esse quadro, ofereça muita água até a chegada ao médico. 

Se houver quaisquer dúvidas sobre como saber se a diarreia do seu gato é algo mais grave, não deixe de consultar um médico veterinário. A diarreia pode ser um problema menor, mas também pode significar uma doença de maior risco.

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

Mais Populares Veterinário

  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Av. Corifeu Azevedo Marques , 5444
      Jaguaré - São Paulo - SP - 05339-005
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária...

    Larissa Béja

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6268 Enviar mensagem
      Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e especializada em homeopatia e anestesiologia veterinária. Além disso é proprietária do Pet Shop Prime Pet, localizado na Vila Mariana, em São Paulo.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner