Saúde e Cuidado

Dermatite atópica: o que é, causas, sinais e tratamentos

(Imagem: Shutterstock)

As dermatites são extremamente comuns em animais domésticos e acabam sendo bastante incômodas para os bichinhos, além de recorrentes. Deixam, ainda, seu pet mais propenso a infecções por bactérias e por fungos, condições um pouco mais graves.

 

Algumas dermatites são mais comuns no verão, mas isso não significa que o pet está livre de sofrer de dermatites o ano inteiro. Por isso, é sempre bom estar de olho e ocasionalmente fazer uma inspeção na pele, nas patas, nos olhos e nas orelhas do seu bichinho, para se certificar de que está tudo bem. 

Médicos veterinários que costumam tratar apenas de cães e gatos relatam que a grande maioria dos problemas que levam os bichinhos ao consultório tem a ver com a pele dos animais. Há várias condições que causam problemas de pele em cães e gatos, mas o mais comum é, de longe, a alergia.

 

A dermatite atópica e outras dermatites

Os três tipos de dermatites alérgicas

Dermatite alérgica por picadas, alimentar e atópica.

(Imagem: Shutterstock)

Existem três tipos de dermatites alérgicas que causam grande desconforto e outros problemas nos cães e nos gatos. A mais comum é DAPP, sigla de Dermatite Alérgica por Picada de Pulgas associada a reação alérgica a saliva das pulgas. Fica ainda mais comum no verão por causa da maior ocorrência desses parasitos. Caso o pet seja picado por um carrapato estrela, ele além de desenvolver dermatites, coceiras e outros sinais bastante desagradáveis associados à picada. E ainda ele pode desenvolver doenças transmitidas pelo carrapato, que podem provocar até hemorragias sérias.

A dermatite alérgica por alimentos também é bastante comum e provoca feridas na pele, que coçam bastante e são muito dolorosas. Geralmente o problema é causado devido a uma intolerância do animal a um certo tipo de proteína e uma mudança na dieta, com rações específicas ou comida caseira, aliada a um tratamento com medicamentos, costuma resolver o problema.

Já a dermatite atópica é causada por substâncias presentes no ambiente e, por isso, é tão difícil de ser resolvida. Ela pode ser causada por incontáveis fatores ligados ao ambiente em que o bichinho vive, desde o chão em que deita, até a poeira no carpete, ou até mesmo o perfume do dono. É praticamente impossível discernir qual é o causador da alergia e, por isso, ela pode até se tornar crônica, caso o fator responsável não seja eliminado. Produtos de limpeza, de beleza, materiais, tecidos, poeira, sujeira, tudo é um causador em potencial. 

 

O que andam dizendo no Facebook