Saúde e Cuidado

Parâmetros vitais dos cães: saiba se tudo está certo com o seu melhor amigo

(Imagem: Shutterstock)

Temperatura corporal, batimentos cardíacos e frequência respiratória do cão são dados fisiológicos importantes para sabermos como está a saúde dos petsMedir e conhecer os valores de referência são atribuições do veterinário, mas o tutor pode detectar problemas a partir de observações simples e saber se há alguma emergência.

 

Os dados vitais dos cães variam um pouco conforme raça, idade, estado físico e se o cão faz exercícios ou não. É de extrema importância que o tutor saiba identificar sintomas que podem ser sinais de problemas de saúde mais graves. 

Não é necessário mensurar temperatura, respiração ou batimentos cardíacos em casa, e sim saber se o seu cão está bem, observando e sabendo diferenciar qual é o comportamento normal dele e se algo não vai bem, caracterizando uma emergência veterinária.

Outros sintomas que são muito importantes e devem ser sempre observados são as diarreias, episódios de vômitos e tremores.

 

1. Temperatura corporal

Os cães têm naturalmente a temperatura corporal mais alta do que os humanos

(Imagem: Shutterstock)

Para os cães adultos, a temperatura é em média 38 ºC enquanto filhotes podem ter temperaturas mais baixas, em torno de 36,5 a 37 ºC. A febre em cães pode ser resultante de algum quadro infeccioso por exemplo.

A temperatura dos cães é mensurada via retal pelo médico veterinário. Nariz frio ou molhado, ou nariz quente ou seco não indicam febre nos cães. Sintomas como falta de apetite ou quando o animal fica "tristinho" podem ser mais importantes para o tutor saber se a saúde do cão pode estar em risco. 

Cuidados nas épocas mais frias do ano caso seu animal tenha pouco pelo, pois ele realmente pode ter um quadro de hipotermia, que é temperatura abaixo do normal.

 

2. Frequência respiratória

Os cães adultos respiram (inspiram e expiram) de 10 a 30 vezes por minuto

(Imagem: Shutterstock)

Essa variação ocorre de acordo com idade, tamanho e peso do cão, e ainda pode variar durante os exercícios físicos. Cãezinhos recém-nascidos têm em média por 15 a 35 respirações por minuto, enquanto os cães pequenos têm geralmente uma respiração mais acelerada do que os cães de maior porte.

Para contar o número de respirações dos cães, basta observar os movimentos das costelas, ou colocar a mão sobre o peito, contando o número de vezes que os pulmões se enchem e esvaziam de ar. 

Alterações no ritmo e frequência da respiração sem motivo aparente podem indicar um problema mais sério que exige atenção veterinária.

 

3. Frequência cardíaca 

A mensuração dos batimentos cardíacos dos cães só pode ser feita de forma precisa pelo médico veterinário

(Imagem: Shutterstock)

As alterações do coração normalmente são observadas pelos tutores quando a frequência respiratória fica aumentada.  A respiração pode alterar a frequência dos batimentos. 

Um cão adulto tem entre 70 a 120 batimentos por minuto, em repouso, podendo chegar aos 180 em exercício. Filhotes geralmente têm mais de 200 batimentos por minuto, a frequência diminui com a idade. Os cães grandes têm em média menos batimentos cardíacos por minuto do que cães pequenos.

Sintomas como arfar, respiração rápida em determinados momentos do dia sem motivo aparente podem indicar algum problema cardíaco.

O AgendaPet já publicou sobre como montar um kit de primeiros socorros e dicas de primeiros socorros a gatos e cães. Confira e saiba o que fazer em situações de emergência.

Conheça a página do AgendaPet no Facebook e veja mais notícias, artigos sobre cuidados com a saúde, novidades e curiosidades para o seu pet. Siga o perfil do AgendaPet no Twitter e fique em dia sobre as novidades do mundo animal.

No AgendaPet você encontra e agenda serviços com os melhores profissionais pet da cidade: veterinário, adestrador, banho e tosa, dog walker, pet sitter. Confira seus perfis detalhados e agende o serviço pela própria web. Assim, fácil e seguro!

 

Tem alguma emergência com o seu pet?
Agora no AgendaPet você pode acionar, via telefone ou chat, o serviço de emergência 24 horas. Basta clicar na aba "Emergência 24h" presente em todas as páginas do site. Entre em contato com um de nossos operadores e receba os primeiras orientações sobre como proceder e levar seu animal ao atendimento veterinário mais próximo.

 

 

(Equipe AgendaPet)

 

O que andam dizendo no Facebook