Saúde e Cuidado

Como saber se sua cadela está prenha (grávida)?

(Imagem: Shutterstock)

A gestação de cadelas dura de 58 a 63 dias. O diagnóstico da gestação pode ser feito por um médico veterinário em média 20 dias após a fecundação. Nessa fase, é quando o embrião se transforma em feto, aumenta de tamanho e começa a desenvolver

 

A avaliação física da pet através da palpação abdominal e auscultação, associada aos exames complementares, será extremamente útil para descobrir se a cadela está prenha.

O diagnóstico da gestação em cadelas pode ser feito de forma bem precoce através da dosagem de hormônios, e o diagnóstico por imagem é bastante completo. A partir do 19º dia de gestação, a  ultrassonografia pode detectar os pequenos embriões no útero da cadela . A partir do 45º dia de gestação, é possível a contagem do número de fetos por meio de uma radiografia. 

(Imagem: Shutterstock)

As alterações de comportamento, as alterações físicas e a palpação abdominal, sobretudo a meio do período gestacional, podem ser elementos suficientes para um diagnóstico positivo da prenhez. Outros sinais podem  ser observados: o aumento da ingestão de alimentos fica em torno de 50% no primeiro terço do período de gestação. As glândulas mamárias aumentam de tamanho por volta do final do primeiro mês de gestação.  

É muito importante que a cadela que esteja prenhe tenha um acompanhamento veterinário desde o início de sua gestação. Nessa época, ela pode ficar susceptível a algumas enfermidades do útero, como a piometra ou mesmo problemas em relação à saúde e formação dos futuros cachorrinhos.

Lembre-se de que, ao deixar sua cadela procriar, se você não for um criador profissional, a posse responsável deve estar sempre em primeiro lugar. Verifique para quem os filhotes serão destinados e se os adotantes serão tutores responsáveis em relação aos seus novos bichinhos.

Precisando de um veterinário? Veja, no AgendaPet, perfis detalhados de profissionais que irão ajudar com o seu bichinho de estimação. No AgendaPet, você encontra e agenda um horário com um veterinário pela própria web. Assim, fácil, rápido e seguro!

Confira a página do AgendaPet no Facebook, siga o perfil do AgendaPet no Twitter e veja mais dicas sobre a saúde e cuidados com seu pet.

 

(Equipe AgendaPet)

O que andam dizendo no Facebook