Saúde e Cuidado

Produção de leite após aborto em cadelas: saiba que elas podem estar sofrendo e veja o que fazer

(Imagem: Shutterstock)

Cadelas podem apresentar lactação indesejada em situações como na morte de filhotes logo após o nascimento ou após aborto ocorrido durante a fase final de sua prenhez. Deve-se prestar muita atenção à saúde da cadela.  Após este tipo de situação, o sistema imunológico pode ficar comprometido, aumentando a sensibilidade a infecções, principalmente no útero e nas glândulas mamárias.

 

O aborto espontâneo em cadelas pode ocorrer devido a várias causas, explicadas no artigo do AgendaPet sobre o assunto.  Quando ocorre nos estágios mais avançados da prenhez, a cadela pode apresentar lactação e até mesmo comportamento maternal. Se isso ocorreu com sua cadela, é importante procurar um médico veterinário que irá orientar sobre medicamentos e demais procedimentos que irão cessar a produção de leite. Quanto antes for realizado o tratamento, menos serão as chances de complicações.

(Imagem: Shutterstock)

Caso não tratado, o leite continuará a ser produzido, podendo acumular e causar dor. Há possibilidade de evoluir para uma infecção das glândulas mamárias chamada mastite. É muito dolorosa, causa febre e pode levar à morte. Esse quadro demanda tratamentos à base de antibióticos, antinflamatórios e outros procedimentos a critério do médico veterinário.

Não se deve tirar o leite da cadela: essa atitude irá estimular ainda mais a produção de leite e aumentar as chances de uma mastite. Redobre os cuidados com higiene e alimentação caso isso tenha ocorrido com a sua pet!

Precisando de um médico veterinário? No AgendaPet, você encontra e agenda serviços com os melhores profissionais pet da cidade. Confira seus perfis detalhados e agende o serviço pela própria web. Assim, fácil e seguro!

Siga o perfil do AgendaPet no Twitter, curta a página do AgendaPet no Facebook e veja mais sobre cuidados com o seu pet!

(Equipe AgendaPet)

 

O que andam dizendo no Facebook