Saúde e Cuidado

Sarnas em cães e gatos: o que são, como diagnosticar e tratar

(Imagem: Shutterstock)

Sarnas podem acometer pessoas, cães e gatos. Mas ao contrário do que pode se pensa, nem todas são zoonoses.Essa doença é causada por ácaros e existem basicamente 3 tipos de sarnas: a Sarna Sarcóptica, também conhecida como Escabiose, a Sarna Demodécica, chamada também de demodicose ou "sarna negra" e a Sarna Otodécica, que atinge os ouvidos dos cães e gatos.Conheça mais sobre o assunto aqui!

A mais comum, conhecida também como Escabiose, é a Sarna Sarcóptica, nos cães, e Notoédrica nos gatos. Ela é altamente contagiosa, e pode acometer seres de outras espécies. Isto é: um cão com sarna facilmente pode transmitir a outro cão, a um gato ou pessoa. Já a sarna no gato é de difícil transmissão entre espécies diferentes. Apesar disso, é uma doença curável.

Já a Sarna Demodécica não é contagiosa entre animais, e só pode ser passada de mãe para filhote, na hora da amamentação. Não tem cura, mas existe um tratamento que possibilita que o animal viva com a doença controlada.

Há ainda a Sarna Otodécica, que ataca especialmente os ouvidos dos cães e gatos.

 

Sarna Sarcóptica/ Notoédrica (Escabiose)

O que é e como é causada?

Ambas são causadas por ácaros e são também conhecidas como Escabiose.

(Imagem: Shutterstock)

A Sarna Sarcóptica e a Notoédrica são a mesma coisa. A diferença é que a primeira atinge os cães e a segunda, os gatos. 

Esse tipo de sarna é causado por ácaros que se reproduzem rapidamente na pele. Para que a reprodução seja bem sucedida, esses parasitas devem buscar as camadas mais profundas da pele. Isso provoca coceiras intensas, capazes de levar um animal calmo à loucura. 

 

Como a Escabiose é transmitida?

No contato com animais com a Escabiose ou até por acessórios como escovas e caminhas.

Cães e gatos podem pegar Sarna diretamente de outros animais com o ácaro ou até mesmo entrando em contato com materiais com o ácaro, como caminhas, roupas, mantas e escovas. 

Vale lembrar que a Sarna de um cão não passa para um gato e vice-versa. 

 

O que andam dizendo no Facebook