Saúde e Cuidado

Sua cadela está com corrimento (secreção vaginal)? Veja o que fazer

(Imagem: Shutterstock)

As cadelas podem apresentar alguns problemas. Uma das ocorrências que são comuns em cadelas, no aspecto genital, são os famosos corrimentos que surgem em colorações e espessuras variadas causando diversos medos e preocupações nos donos desse tipo de animal de estimação.

 

Sendo assim, veja o que é e como tratar o corrimento em cadelas para cuidar da sua cachorrinha.

 

Como é o corrimento em cadelas?

O corrimento nada mais é do que uma secreção vaginal.

O corrimento consiste, de forma básica, em uma secreção que é liberada pela região genital como forma de proteger a cadela, em virtude de alguma doença ou de alterações orgânicas que estejam ocorrendo.

 

O corrimento não ocorre necessariamente em função de alguma doença; pode acontecer com animais de qualquer raça, estando ou não no cio.

 

Sinais mais graves como vômito e depressão podem caracterizar que o problema é pior. Nesse caso, o corrimento pode ter coloração diferente ou até mesmo sangue.

 

Causas do corrimento em cadelas

Inflamação da vagina, traumas e até câncer podem ser causas do corrimento.

(Imagem: Shutterstock)

Ao considerar as causas de corrimento, a mais comum é a vaginite, que consiste em uma inflamação da vagina das cadelas, causada por vírus ou bactérias, cujo grande sinal clínico é o surgimento de um corrimento eliminado pela vagina do animal.

 

Os fatores que predispõem para o surgimento dessa alteração são variados: trauma na região genital, presença de um corpo estranho, câncer, uma queda na imunidade corporal ou outro tipo de alteração orgânica. Outras causas que podem determinar a ocorrência da vaginite com um corrimento associado são a irritação química, alterações anatômicas da vagina ou, ainda, a imaturidade do trato reprodutivo das cadelas.

 

A castração é um dos meios mais fáceis de prevenção.

 

O que andam dizendo no Facebook