Saúde e Cuidado

Cães também têm dor de garganta? Saiba mais aqui!

(Imagem: Shutterstock)

Cães podem, sim, ter problemas na garganta! Assim como os humanos sentem-se realmente incomodados com as dores de uma inflamação de garganta, os cachorros podem ter infecções na região da boca e do focinho.  As causas mais frequentes são as infecções bacterianas, mas existem outras condições que levam à dor de garganta. 

Seja qual for o motivo, a dor de garganta precisa de atenção por parte de um médico veterinário: pode indicar a ocorrência de uma doença grave!

 

Normalmente a dor de garganta não aparece sozinha: sintomas como rouquidão, desânimo, vômitos e tentativas frequentes de vomitar indicam claramente que algo vai errado com a saúde do seu cão. Caso você observe em seu cachorro, seja qualquer a idade, raça ou tipo de convívio, alguns dos sintomas abaixo, fique atento e procure um veterinário!

(Imagem: Shutterstock)

  • Latido rouco ou dificuldade para latir.

  • Incômodo quando tocado ou apertado com suavidade na região da garganta.

  • Engasgos ou dificuldade de engolir (ou deixa de alimentar-se).

  • Tentativas de vômito ou vômitos frequentes.

  • Tosse e espirros.

 

Quais as possíveis causas para dor de garganta nos cães

Infecções por vírus e bactérias

A complexa tosse dos canis é uma doença infecciosa típica dos cães. Causada pelo vírus da gripe canina e bactérias que atacam o sistema respiratório do cão, pode levar a graves pneumonias.  

Dores de garganta podem ser causadas pela contaminação por bactérias gênero Streptococcus, que são graves e necessitam de tratamento à base de antibióticos.

Veja no artigo do AgendaPet mais sobre esse assunto.

 

Problemas da traqueia e glote

(Imagem: Shutterstock)

A traqueia pode sofrer com o afrouxamento dos anéis de cartilagem. Essa condição chamada de colapso de traqueia não é infecciosa. A sua origem está relacionada com o envelhecimento do cão e fatores genéticos. 

Tem ocorrência entre cães de pequeno porte, em especial os da raça Yorkshire com idade mais avançada.

Os sintomas mais comuns são uma tosse parecida com um "grasnar de ganso", dificuldade de respirar, engasgos frequentes e incômodo na região da glote e garganta.

 

O que fazer se o meu cachorro tiver dor de garganta?

Não faça o tratamento por conta própria! Os medicamentos de uso humano podem intoxicar e levar a problemas na saúde do seu cão

Não fique na dúvida, procure um veterinário. Exames específicos como o raios X e exames laboratoriais podem ser solicitados para o diagnóstico correto. O tratamento dessas condições, quando observados pelo tutor de forma precoce, tem bons resultados.

O uso de antibióticos deve ser específico ao tipo de bactéria causadora da doença. Não dê antibiótico por conta própria: além de, muitas vezes, não ser o indicado para o caso, pode não resolver o problema e ainda criar uma resistência das bactérias ao medicamento, dificultando o tratamento e cura posteriormente.

Nos casos do colapso de traqueia, podem ser necessárias algumas alterações no ambiente doméstico e na alimentação de acordo com o critério do médico veterinário.

No AgendaPet, você encontra e agenda serviços com os melhores profissionais pet da cidade. Confira seus perfis detalhados e agende um horário pela própria web. Assim, fácil e seguro!

Veja sobre cuidados com o seu pet, novidades e curiosidades na página do AgendaPet no Facebook. Siga também o perfil do AgendaPet no Twitter.

(Equipe AgendaPet)

Mais Populares Veterinário

  • Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é...
    • Avenida Nova Independência , 1061
      Brooklin - São Paulo - SP - 04570-001
      (11) 4933-1656 Enviar mensagem
      Perfil Gustavo Augusto Keusch Albano Nogueira é médico veterinário formado pela USP desde 2001 e concluiu mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária com foco em Nefrologia e Cardiologia, também pela USP, em 2005. Durante sua formação...
  • O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento...
    • Avenida República do Líbano , 270
      Ibirapuera - São Paulo - SP - 04502-000
      (11) 3957-7715 Enviar mensagem
      O Hospital Veterinário PetCare possui atendimento emergencial para cães e gatos, 24 horas, com estrutura completa, incluindo corpo médico multidisciplinar, exames laboratoriais, centro cirúrgico, internação e UTI. Ligue e solicite o suporte.
  • Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-5334 Enviar mensagem
      Alir De Biaggi Filho é médico veterinário desde 1990 e possui mestrado em Clínica Médica de Felinos. Além de professor de diversas Universidades é proprietário do Centro Veterinário Dalila Groke, no bairro Pompéia, em SP.
  • Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e...

    Camila Molon Zampini

    • Av. Pompéia , 2240
      Perdizes - São Paulo - SP - 05022-001
      (11) 4949-6316 Enviar mensagem
      Camila Zampini é formada em Medicina Veterinária e possui pós-graduação em Fisioterapia e Acupuntura e aperfeiçoamento em Neuroacupuntura. Além disso, é proprietária da Clínica Revivere – Centro de Reabilitação Animal, em Perdizes.
  • Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária...
    • Rua Dias Vilela ,
      Água Rasa - São Paulo - SP - 03351-020
      (11) 4949-5021 Enviar mensagem
      Perfil Danielli Monteiro é médica veterinária formada pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010. Em 2007 fez estágio no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) no Parque Ecológico do Tietê e em 2009 e 2010 no Centro de Triagem de...
  • Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e ...

    Douglas Bessa

    • Rua João Cachoeira , 1279
      Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04535-004
      (11) 4949-6312 Enviar mensagem
      Douglas Bessa é formado em Medicina Veterinária e possui especialização em Dermatologia. Ele realiza atendimento clínico geral ou especializado no Street Dog Pet Shop, localizado no Itaim Bibi.
  • Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica...
    • Rua Padre Chico , 165
      Pompéia - São Paulo - SP - 05008-010
      (11) 3956-0404 Enviar mensagem
      Perfil Christianni Padovani De Biaggi é medica veterinária formada pela UNESP em 1994, residência em cirurgia de pequenos animais (1996), mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP (2001) e especiali...
  • Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em...
    • Rua Baronesa de Itu , 38
      Santa Cecília - São Paulo - SP - 01231000
      (11) 3956-3931 Enviar mensagem
      Daniela Mol Valle é veterinária, especialista em Clínica Médica e Terapias Florais para Cães e Gatos. Ela atende na Clínica Veterinária Alpha Dog de segunda a sábado e também realiza o atendimento domiciliar, caso necessário. Confira seu perfil!
  • Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário...

    Marcel Muzeti

    • Av. Corifeu Azevedo Marques , 5444
      Jaguaré - São Paulo - SP - 05339-005
      (11) 4949-6379 Enviar mensagem
      Marcel Muzeti é Médico Veterinário e proprietário da Animale Selvaggio, clínica dedicada a animais exóticos (pássaros, répteis, roedores, coelhos, etc.), localizada no Jaguaré, São Paulo. Faz atendimento clínico e emergencial e atende a domicílio.
  • Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária...

    Larissa Béja

    • Rua Rio Grande , 200
      Vila Mariana - São Paulo - SP - 04018-000
      (11) 4949-6268 Enviar mensagem
      Larissa Béja é formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo desde 2002 e especializada em homeopatia e anestesiologia veterinária. Além disso é proprietária do Pet Shop Prime Pet, localizado na Vila Mariana, em São Paulo.

O que andam dizendo no Facebook

Emergency Banner