Saúde e Cuidado

Sangue nas fezes de seu cachorro: saiba quando é uma emergência!

(Imagem: Shutterstock)

A presença de sangue nas fezes dos cães nunca é coisa normal. O sangue pode aparecer de diversas maneiras: companhado de muco, de cor vermelho vivo ou acompanhada por uma diarreia de cor escura e mal cheirosa.

Esse sintoma sempre deve ser investigado por um veterinário para detectar a causa. Saiba quando é indício de alguma emergência e o que você pode fazer.

 

Entre os filhotes e cães jovens, esse sintoma é sinal de emergência. A presença de sangue nas fezes e diarreia é frequentemente associada a parvovirose, uma doença muito grave que leva à morte caso não tratada. Ela pode estar associada a outras viroses que afetam a mucosa dos intestinos, como o rotavirus e coronavirus, o que agrava ainda mais o caso.

(Imagem: Shutterstock)

Cachorrinhos ainda  não vacinados ou ainda no processo de vacinação são mais susceptíveis à doença, mas ela pode ocorrer entre animais mais velhos vacinados também, devido às falhas vacinais. Redobre os cuidados com a higiene do ambiente.

Os vírus eliminado e presente nas fezes podem contaminar outros cães. Se houverem outros cães em casa, você deve separar o cão afetado dos demais.

Veja mais artigo sobre essa grave doença nos artigos do AgendaPet:

O que andam dizendo no Facebook