Saúde e Cuidado

Saiba como descobrir se o seu pet está ficando cego e o que fazer a respeito

cegueira em cães

(Imagem: Shutterstock)

A cegueira, quando ocorre de forma inevitável em um cão, é, de certa forma, menos complicada se comparada com a perda da visão para um humano.

O faro e a audição dos cães são sentidos muito mais importantes para o bem-estar desses pets. A visão é um sentido acessório entre os cães, que não dependem tanto dela para localizarem-se.

 

Cachorros, ao ficarem velhos, podem ter perda gradual da visão. Isso faz parte do processo natural do envelhecimento e pode acontecer em qualquer raça. Uma razão comum de cegueira em cães é a consequência de algum outro processo no corpo. Pode ser pelo envelhecimento, quando doenças como a catarata são frequentes. Outra condição é a Atrofia Progressiva da Retina, doença que pode ocorrer em qualquer cão, e muitas vezes surge junto com a catarata.

cegueira cães pug e maltês

(Imagem: Shutterstock)

A cegueira também pode ser resultado de outros problemas do metabolismo, uma das mais comuns é a diabetes, seguida pelas doenças dos rins que resultam na insuficiência renal e têm como consequência inevitável a cegueira. 

A perda de visão dos cães raramente ocorre de forma súbita

Uma condição mais rara, que  pode causar a cegueira súbita entre os cães, é conhecida como síndrome da degeneração (SARDS - sudden acquired retinal degeneration syndrome). Essa doença é de origem genética e ocorre com maior frequencia em cães mais velhos, com mais de oito anos e meio de idade, das raças Daschund, Schauzer miniatura, Pug e Maltês.

 

Como descobrir se meu cachorro está ficando cego?

Alguns cães podem começar a demonstrar alguma opacidade nos olhos, mas nem sempre é observável

cão cego

(Imagem: Shutterstock)

Outros indícios são comportamentais, como, por exemplo, uma súbita dificuldade de andar em casa e no quintal que antes era conhecido e trombadas contra objetos durante uma  corrida. Animais podem se mostrar mais cautelosos em  relação aos seus movimentos, por exemplo, um cão que antes pulava com tranquilidade em cima de um sofá fica meio vacilante de fazê-lo.

Não é exatamente simples detectar que um cão está ficando cego. Um problema é os que rapidamente acomodam-se à perda da visão. E, ainda, muitos proprietários de cães que ficam cegos relatam que os seus cães têm visão intermitente, ou seja, dependendo do momento do dia ou posição da cabeça, eles conseguem realmente ainda ver, mesmo que com alguma dificuldade.

 

Como lidar com um cachorro cego em casa?

O auxílio dos proprietários em relação a alguns cuidados pode facilitar muito a vida de um cão cego

cão cego

(Imagem: Shutterstock)

Um cachorro, ao ter dificuldades de visão, inicialmente pode parecer meio perdido. Uma dica é sempre manter os objetos de uso do seu cão, como caminhas, potes de comida e água, sempre no mesmo lugar, além de não mudar objetos de posição nos locais aonde o cão circula, certificando-se de que não existe possibilidade de ele pisar ou prender-se em algo por acidente.

Cada cachorro consegue, da sua maneira, adaptar-se bem à cegueira. Inclusive cães que perdem os olhos por acidente podem ter boa qualidade de vida.

Veja, no artigo abaixo, uma história incrível de amizade sobre um cão que é guia de outro, que é cego. 

Como evitar que meu cachorro fique cego?

A primeira dica e fundamental é fazer check-ups periódicos da saúde do seu animal de estimação. 

cegueira em cachorros

(Imagem: Shutterstock)

Em um exame feito por um veterinário de forma regular, podem ser detectados casos de diabetes canina em fases precoces, o que pode evitar a perda da visão, consequência comum dessa doença.

Alguns cachorros que vivem por muito tempo podem realmente ter problemas com a visão devido ao envelhecimento. Através de acompanhamentos periódicos com um veterinário especialista, é possível ajudar para que esse processo ocorra de forma mais saudável e prevenir casos de cegueira.

Conheça mais sobre essa especialidade da Medicina Veterinária nos artigos abaixo:

No AgendaPet, você encontra e agenda horários com os melhores veterinários. Confira seus perfis detalhados e agende pelo próprio site.

Curta a página do AgendaPet no Facebook, siga o perfil do AgendaPet no Twitter e receba notícias, novidades e curiosidades sobre o mundo animal.

 

Validado por veterinário

(Equipe AgendaPet)

 

O que andam dizendo no Facebook